Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011


É possível mudar, crescer e se desenvolver?

Ricardo Martins


Claro que sim! Tijucas têm hoje 30.000 habitantes, está localizada às margens da BR – 101, no centro da melhor e mais promissora faixa do litoral catarinense, sua localização é logisticamente, das mais interessantes e oportunas para o deslocamento para todo o Estado de SC e Sul do Brasil., é óbvio que pode e deve crescer e desenvolver-se, preservando a qualidade de Vida de seus cidadãos.

Para tanto a preocupação deve ser constante com o meio ambiente, com a saúde e a educação das pessoas, com o eco sistema, otimizando a utilização da água e demais componentes de sustentação da vida saudável que deve ser priorizada, tanto quanto o crescimento e o desenvolvimento da cidade, pois isso, a médio e longo prazo, é que vai, efetivamente, sustentar todo o processo. Isso somado a segurança do cidadão, as oportunidades de trabalho para todos, atenção as crianças, aos velhos e aos animais e atenção a urbanização humanizada. É a chamada “qualidade de vida”.

Tijucas perdeu tempo e ficou no tempo por conta dos conchavos políticos, isso fica muito claro observando outros municípios menos privilegiados que aconteceram e hoje são uma realidade e exemplo a ser seguido. A cidade carrega hoje o estigma do “Já Teve” ou “Lá Tinha”, caminhou como caranguejo e quando quis arrancar o fez como uma tartaruga preocupou-se apenas com o aspecto político e deixou o desenvolvimento social e econômico de lado.

Por favor, alguém aponte qualquer indício ou índice de desenvolvimento social ou econômico da Cidade nos últimos 20 anos, apenas a população cresceu isto é óbvio, e apenas os problemas se diversificaram e se multiplicaram. Se alguém discordar o espaço está à disposição para contradizer. Isso é real e claro.

E pode recuperar o tempo perdido? Evidente que sim, porém para que isso ocorra é indispensável uma grande e radical mudança, uma vontade férrea da população em mudar para crescer e se desenvolver, sair desta mesmice e produzir para oportunizar a todos.

No campo político é indispensável oportunizar novas lideranças que tragam boas e saudáveis idéias e projetos para as comunidades em geral.  Uma nova postura e atitude para as políticas públicas, onde seja destaque o respeito às pessoas.

É primordial que exista desprendimento pessoal e político, dividir tarefas, responsabilidades e compromissos, interagir e integrar pessoas, empreendedores e profissionais, sejam estes cidadãos tijuquenses ou não. O que é determinante é o que a cidade representa para todos e que esta evolua positivamente, de forma ordenada e equilibrada, propondo a possibilidade de segurança para o cidadão e sua família, trabalho digno para todos, educação, saúde, habitação, saneamento básico, transportes, cultura, esporte e lazer. Sem “fofoquinhas ou panelinhas”,  com respeito e consideração entre todos.

Paralelamente incentivar o desenvolvimento e intercambio do comércio, indústria, serviços e turismo, investindo de forma a atrair mais e mais investimentos externos com a finalidade de construir um diversificado e sólido sistema econômico, forte, seguro, representativo e altamente consumidor, onde várias tendências impliquem em uma identidade sólida e concreta, em uma cidade progressista e desenvolvimentista e com qualidade de vida.

Puxa, parece utópico, mas é possível, basta querer fazer,  unindo  todos aqueles que querem de verdade o bem desta cidade e de seu povo e partir para fazer. Outro aspecto que deve evoluir é a forma de pensar que quem está propondo isso está contra A ou B, isso é pequeno e nada acrescenta de positivo, reitero uma vez mais que não estou nem sou contra ninguém sou a favor de Tijucas e de seu povo.

É claro que um projeto desta envergadura prevê um planejamento detalhado de ações e um cronograma cuidadoso para sua execução, porém, a meu ver, o que é indispensável é gente de qualidade à frente, todos participando amplamente e vontade fazer. Será isso um sonho impossível?

Afirmo e reafirmo: Tijucas pode crescer 50 anos em (05) cinco e recuperar o tempo perdido, basta a união da população com um grupo de pessoas, agentes públicos e profissionais sérios, competentes e interessados em mudar, pensando no coletivo e que venham inserir uma faceta eficiente, decente e digna a administração do município.

Nenhum comentário: