Contador de Visitas

Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Circo dos Horrores


Por Bruna Moraes

A política exercida em nosso país pode muito bem se comparada com um circo. Sim, um circo. Palhaços, malabaristas, platéia, mágicos e ilusionistas.

A platéia chega e senta-se para esperar pelo espetáculo com grande expectativa. O que virá a acontecer durante a próxima hora de espetáculo? As luzes se apagam e o apresentador inicia com um animado “Respeitável público”. E na política, é tudo tão respeitável assim? A primeira apresentação será dos ilusionistas. Como no picadeiro, os políticos tem a missão de subir ao palanque e mostrar ao público uma bela performance. Usam de diversos artifícios para conquistar o público, que os aplaude com orgulho e admiração.

Os malabaristas brincam e equilibram seus malabares, assim como os políticos brincam e usam as pessoas até o fim da campanha. Depois de conquistada a platéia e as eleições ganhas, começa o show de mágicas. Um pouco de dinheiro somem de cofres, magicamente os salários dos políticos aumentam, mansões se materializam.

Enquanto isso, a verba para educação, saúde e segurança some também. A platéia ainda continua a aplaudir e mais mágicas acontecem. E, como grand finale os hilariantes palhaços. Aparecem no picadeiro tentando mostrar-se útil em alguma coisa, mas sempre com cara de “palhaços” e todos os demais rindo deles.

Você não achou que o povo era a platéia, não é?


Bruna Moraes Vicente - 15 anos - Natural de Tijucas SC

Estudante de Saneamento


IFSC - Fpolis