Contador de Visitas

Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Retratos do Brasil!
Nada mudou!
Ricardo Martins
Magistrados, juízes e desembargadores do TJ – RJ e outros que exercem suas atividades em outras capitais e grandes cidades brasileiras recebem salários e vencimentos profissionais que chegam a superar R$ 600 mil, são os salários super milionários, que também acontecem nos demais poderes da República, no executivo e legislativo.

Isso, do mesmo modo ocorre, por exemplo, nas forças armadas, ministérios, alto escalão da PM e Polícia Civil, serviço público em geral, assembléias legislativas, camaras de vereadores e no Congresso Nacional. Enquanto isso o “Zé Povinho”, o “bagrinho”, o cidadão simples, continua a receber, via de regra, apenas o salário mínimo e em muitas regiões do Brasil, nem isso.

É fato que isso ocorre por total desequilíbrio nas folhas de pagamentos onde, por exemplo, policiais que expõe suas vidas diariamente nas ruas recebem cerca de R$ 1.000,00 de salário e não têm seguro nem plano de carreira decente, quanto mais plano de pensão.

A diferença entre os cargos hierárquicos em relação aos salários chega a envergonhar, em todas as atividades do poder público. Isso é de doer na alma, além de uma injustiça sem tamanho.

Outra fotografia da deficiência e do desinteresse na gestão pública é registrada na Saúde Pública. Recentemente ocorreu em Santa Catarina, na capital Florianópolis, um fato lamentável, entre outros tão graves quanto este: um paciente sexagenário com problemas de glaucoma procurou por vários hospitais do SUS e não conseguiu fazer exames necessários e urgentes. Motivo? Equipamentos quebrados! Resultado? Corre o risco de ficar completamente cego.

E isso ocorre diariamente em outras especialidades médicas, pacientes inclusive em estado grave não encontram o atendimento necessário às suas necessidades, além da falta de atendimento adequado nas emergências.

Além disso, é comum os postos de saúde não disponibilizarem, por falta em seus estoques, os remédios para hipertensos, diabéticos e pacientes cardíacos, além da deficiência nos equipamentos vários e indisponibilidade para exames dos simples aos mais elaborados e específicos. E isso também ocorre, lamentavelmente por todo o Brasil!

Na educação são as escolas caindo aos pedaços, colocando em risco a vida dos alunos, professores e demais colaboradores. Os professores mal remunerados, os equipamentos sucateados, merenda mal balanceada e muitas desviadas de forma ilegal, entre outras situações deprimentes que são visíveis neste setor fundamental na formação do cidadão do futuro.  E  infelizmente é fato comum na maioria dos quase 6.000 municípios deste país.

Nas estradas o cenário não é diferente, estão quase todas em péssimo estado de conservação, esburacadas, inúmeras obras antigas inacabadas, consumindo fortunas do dinheiro público e longe de serem terminadas, além disso, promovendo a insegurança ao motorista que por elas transitam.

Assim têm sido com a segurança pública e o sistema prisional, ambos decadentes, caóticos, inoperantes, deixando a desejar, uma imoralidade, como no caso das unidades prisionais com condições completamente subumanas. No caso da segurança pública nada se fez para melhorar em quase nenhum estado da federação.  As forças armadas que poderiam ser utilizadas nas fronteiras, por exemplo, estão a engordar nos quartéis e o trafico de armas e drogas mais o contrabando andando solto por ali.

Até que a Polícia Federal tem agido com interesse e firmeza, mas pergunto: cadê os 15 mil agentes que o ex–presidente prometeu em 08 anos de mandato? E as Unidades Prisionais, que seriam 21 presídios e penitenciarias ?????

Não existe investimento eficaz em inteligência policial, nem em construção de efetivos especializados e serviços de apoio e retaguarda das operações, apenas ações superficiais que não resolvem nada mesmo, apenas justificam discursos inúteis e vazios.

Na real é o que existe mesmo, já cansei de dizer aqui e em tantos outros artigos, falta interesse público, caráter e dignidade a nossos governantes e políticos em geral.

Uma vergonha! Uma indecência!

Bem, ao mostrar, ratificar e reiterar alguns “Retratos do Brasil” que são reais e lamentáveis estou apenas querendo convocar a todos para continuar a cobrar responsabilidade e dignidade da gestão pública como um todo, em cada município, estado e por todo o Brasil!