Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012


EU Aprendi!!! Certamente!!!
Ricardo Martins

Depois de mais de cinqüenta anos vivendo aqui e ali, por muitos lugares, recantos, caminhando, vivendo momentos, histórias e pessoas, com certeza algo devo ter aprendido. Algo, alguma coisa, e certamente através das pessoas, lugares, hábitos e costumes, pois somos nós que escrevemos a história de nossas vidas e a própria história maior, da Vida que nos é oferecida sem nenhuma resposta, somente movimenta-se mística, misteriosa e mágica, nos é dada de graça e lamentavelmente não a sabemos valorizar. Isso fica claro, na média geral, nada disso é aquilatado, toda esta maravilha na maioria das vezes é mal aproveitada por muitos. Uma pena!

Algo que sempre ficou claro para mim é que se é possível complicar mais, as pessoas assim o fazem, ao invés de simplificar, o que a meu ver é a melhor alternativa, a mais adequada, tranqüila e recompensadora. Partindo disso, as pessoas normalmente dificultam tudo, isso transcende aos tempos, a partir do “boom” do consumo, pior que isso, ainda, TER ao invés de SER! E isso ficou cada vez mais claro e para mim, muito claro.

Diante destes pressupostos e realidades, eu tentei viver, sempre, sem “misturar as coisas, nada e ninguém”, “cada qual é cada qual”, “uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa”, enfim assim passei a encarar as coisas e mais ainda de uma forma muito simples, direta e objetiva, isso com todos, sem distinção de ninguém. E mesmo assim a dificuldade é e tem sido demasiada, pois os reflexos a partir do outro são concretos, enfim, repercutem e refletem diretamente sobre nós, em todos nós.

Egoísmo, individualismo, falso puritanismo, pré julgamento, atos pobres, premeditados, conversas vazias, observações e críticas pequenas, do mesmo tamanho de onde partiram, enfim complicado e lamentável. Isso é triste, pequeno e vazio...

Ser competente, inteligente, determinado, dedicado, sério e responsável, educado, respeitoso, verdadeiro, sincero muitas vezes foi, é considerado uma ofensa, um perigo para os incompetentes, irresponsáveis. Evidentemente que não tenho nem jamais terei de ser o dono da verdade, erramos e acertamos, todos, eu também, as possibilidades, os riscos, são reais e efetivos, entretanto jamais me precipitei em avaliar alguém, em julgar ninguém, fui construindo minha modesta trajetória por mim mesmo, observando aqui e ali e seguindo exemplos, evidentemente “paredes ficaram tortas, inclinadas”, risco total, recomeçando inúmeras vezes, contudo sempre com a dignidade de deixar tudo transparente e claro.

Aprendi que apesar de tudo isso vale a pena lutar com as armas que possuímos, por idéias, ideais, convicções e direitos, exigir um mundo melhor, pessoas melhores e um país mais justo e equitativo e assim tenho feito, com muita dignidade, com certeza.

Arrependo-me de algo? Certamente que não! Faria algo diferente? Algumas coisas sim, por exemplo, teria sido mais paciente, me atreveria mais, seria um pouco mais irresponsável, menos exigente comigo mesmo, menos ansioso, mais aventureiro, teria viajado mais, olhado mais o mar, o entardecer, as estrelas em céu aberto, enfim convivido melhor com as pessoas em geral. Porém o saldo é bem positivo, pessoas especialíssimas, 03 filhos e até aqui 03 netos, muitas histórias pra contar, vividas intensamente, amores, paixões, situações singulares, inconfessáveis e impublicáveis, além das coisas, costumes e hábitos do meu querido Brasil e uma infância e adolescência maravilhosas no meu Rio de Janeiro, querido e fantástico, monumento universal, tempos dourados mesmo, demais, sou como sempre tenho dito um privilegiado.
“Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, projetos e desafios! Que não tivemos tempo para beijarmos todas as bocas que nos atraíram, de estar com todos aquelas pessoas que gostaríamos de estar, de estar com todas as mulheres incríveis que passaram por nossas vidas, para estar com todos os amigos ao longo desse tempo todo e finalmente dizer o que tem de ser dito... e ainda será!”

“O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras e deixar fluir, pois quem não compreende um olhar, uma saudade, uma lágrima e um sorriso tampouco compreenderão uma longa jornada e uma breve explicação!”
(autor desconhecido adaptado por mim!)

Aprendi, estou aprendendo e tem valido a pena, apesar de tudo! Vamos em frente, existe ainda muito a fazer, conquistar e realizar!