Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015



CORRA QUE A POLÍCIA NÃO VEM! SOCORRO!
Ricardo Martins

- Que o retrato da segurança pública no Brasil é pálido debilitado e cinzento, é sabido por todos, mas por que isso é assim?

- Até que ponto o desempenho desinteressado da Justiça e a ineficiência na gestão dos governos influenciam esta situação que envolve as Polícias?

Objetivamente? As perguntas já respondem as questões, porque ambas as instituições são inoperantes, incapazes, despreparadas, desinteressadas e comprometidas com a mediocridade, além do que em grande parte corrompida e venal, principalmente o atual governo federal e também na maioria dos Estados e municipios.

A Justiça não pune rigorosamente o criminoso, desde o “chinelinho” ao de “gravata”, as leis são mal aplicadas e inúmeros magistrados realmente levam sua importante posição como se diz popularmente, nas coxas.

Já os governos não investem em unidades prisionais modernas, dignas e seguras, além de historicamente não investir em efetivo necessário, qualificado e devidamente preparado, além disso, os comandos são, via de regra, indicações políticas, pessoais ou trazem em seu bojo outros interesses ao invés de serem eficazes, sérios, responsáveis e tecnicamente preparados, notadamente nas Polícias Militares, onde desde a seleção está tudo errado, mal conduzido ou é feito por fazer.

Observe Santa Catarina, por exemplo: Dois mandatos do falecido senhor Luiz Henrique (08 anos) e agora mais 08 anos de Raimundo Colombo. Se a cada ano fossem admitidos 02/03 mil policiais entre civis e militares, teríamos 16/24 mil novos policiais bem treinados e em condições de trabalho.

 

Dinheiro tem, sim, tem! Pois BILHÕES são jogados no lixo por gestores públicos, políticos corruptos ambos usurpadores do erário público. E aqui em SC? O que se gastou em 11 anos na Reforma “elefântica” da Ponte Hercílio Luz, até hoje não terminada? E o desvio de fortunas por prefeituras, câmaras de vereadores, governos estaduais e assembléia legislativa e também no judiciário? Obras inacabadas, mal projetadas e abandonadas? Tem dinheiro ou não?

Observe agora a parte funcional das Polícias em SC e no Brasil e sugestões razoáveis e providencias:

O Policiamento Ostensivo acontece e é precaríssimo, diariamente até às 19 horas. (PMs)

As Polícias trabalham em turnos de 24 x 72 horas, um absurdo! (Isso era para 1930 nos tempos de hoje deveriam ser em 03 turnos de 08 horas para o policiamento ostensivo, perícia legal, e nas delegacias turnos, plantões operacionais e administrativos, cobrindo as 24 horas do dia ou no mínimo 24 x 24 hs) .

O policiamento ostensivo deveria utilizar motos, serem feitas a pé, em áreas de pequena extensão, por exemplo, centro das cidades, bairros com centros comerciais aglomerados, além de usar as viaturas automotivas e os cavalos, estes em locais apropriados e sempre em duplas, em todas as rondas e turnos.

As chamadas Guardas Municipais deveriam cuidar de escolas e logradouros públicos, nos 03 turnos, utilizando igualmente motos e ou viaturas automotivas e não apenas ficar a multar veículos mal estacionados no centro das cidades.

Também as delegacias de polícia deveriam ter equipes de investigadores trabalhando em duplas, em turnos, como se fazia na década de 60. As entrega de intimações e outras atividades administrativas deveriam ser feitas por estagiários de direito da própria polícia em término de curso e outros setores afins.

Assim como as Centrais de Operações e controle da PM estes deveriam ser operacionalizados por policiais mulheres e oficiais também mulheres com pequenas graduações: cabos, sargentos, subtenentes e tenentes, por exemplo, e estagiários.

Desde a seleção de candidatos e curso de formação de aprimoramento deveriam ser ministrados com critérios e exemplos reais de todas as operações policiais. Estabelecer um perfil desejado de atitude, postura, caráter, formação e não apenas físico enfim, e não fugir disso.

As polícias deveriam ter oficinas próprias ou terceirizadas, contudo exclusivas, a fim de manter as viaturas e equipamentos todos em perfeitas condições de uso, e as substituições cronogramadas e previstas previamente.

Deveriam ser revistos os soldos, salários, e todas as formas de remuneração partindo para um fixo e padrão, baseada em classificação de cargos e salários, gratificação por mérito e bom desempenho disciplinar, e qualidade na atuação e respectivo seguro de vida e pensão por morte ou aposentadoria, todas decentes e dignas do trabalho policial.

E finalizando, a meu ver as PMs deveriam ser absorvidas hierarquicamente pelas Forças Armadas e operacionalmente servir de apoio fardado, logístico e ostensivo da Polícia Civil, estando, portanto, sob a observância, fiscalização e julgamento da Justiça civil, eliminando-se definitivamente a Justiça Militar, que apenas despende grandes verbas, pois gasta muito e pouco produz, caracterizando-se por cabide de emprego e instituição corporativa e parcial.


As Forças Armadas deveriam estar reforçando a Policia Federal (estes trabalham e muito, são dignos e interessados) nas fronteiras brasileiras.

A segurança da população, assim como a educação, saúde e toda a infraestrutura urbana, rural, e periférica, assim como sua boa qualidade de vida é obrigação do Estado e ponto final.

Lembrem-se! Bandido não tem horário, turno, mas hoje, e desde há muito já, é muito mais organizado, inteligente e preparado que a polícia que está cada vez mais caótica e o pior, mal conduzida por comandos e governos, repito.