Contador de Visitas

Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012


Atos Extremos e Cruéis!
Ricardo Martins

O que leva um indivíduo a cometer atos extremos contra seus semelhantes, atentar contra a Vida de pessoas próximas ou de entes queridos e amados e contra si próprios?

Isto tem acontecido com freqüência absurda e de uma forma surpreendente nos últimos tempos, No Brasil tirar a Vida do outro a cada dia está mais banalizado e por motivos ou justificativas egoístas, mesquinhas, passionais, triviais, por exemplo, “matei porque ela não queria reatar o namoro/casamento comigo” ou “ele me devia dinheiro, R$ 50,00” ou “era um vizinho muito chato, meio entrão”. Parece brincadeira, não? E estas mortes premeditadas, TODAS com requintes de crueldade, bárbaras, monstruosas, brutais e lamentáveis!

Isso sem observar os assaltos à mão armada, os latrocínios (roubo seguido de morte), as mortes por “encomenda”, crimes contra idosos, crianças e adolescentes, enfim, a coisa está cada vez pior, eu diria incontrolável!

E de onde vem tudo isso, por que isso tem ocorrido?

Do inconsciente das pessoas massacradas pelo cotidiano, da loucura coletiva? É possível que sim, porém afirmo, sem medo de errar, que a pior influencia é a IMPUNIDADE e o mau exemplo, assim como a permissidade da Lei, o desinteresse das autoridades, a má gestão pública, a infidelidade da classe política, dos legisladores, dos governantes, com seus compromissos públicos de mandato e grande parte também por conta de um judiciário que não promove justiça e não tem mais nenhum compromisso com o direito e a proteção do cidadão de bem.

Observe comigo, se inúmeras quadrilhas estão instaladas nos 03 poderes da República, há pelo menos 10 anos, enriquecendo a custa do dinheiro público, sem nenhuma punição e totalmente à vontade. Se o menor de idade rouba, trafica, seqüestra, mata friamente e nada lhe acontece, juízes e desembargadores vendem a Toga, protegem o bandido, se auto beneficiam com vantagens financeiras e corporativas em suas atividades profissionais e enriquecem ilicitamente, enfim, se a classe política a cada dia reivindica ou arma conchavos a fim de, por meios sórdidos, se manter no Poder, se não existe interesse em modernizar, as leis, rever o código penal pra valer, eliminando benefícios e privilégios em geral, se não querem humanizar e tornar mais amplo e seguro o Sistema Prisional, se a cada dia acontece um escândalo financeiro, caso de roubo mesmo, envolvendo enormes quantias nas altas esferas do comando do País, como exigir do cidadão massacrado e desequilibrado por este dia a dia, por tanta sujeira e injustiça, coerência e postura correta? Difícil!

Certamente toda esta situação calamitosa leva a pessoa mais simples a praticar atos impensados e com conseqüências sem tamanho. Evidentemente que o uso de drogas, que tem seu tráfico liberado, pois a maioria dos traficantes está nas ruas e não na cadeia, eles e quem os protege,  isso também tem influenciado estes crimes banais e violentos, assim como o desequilíbrio emocional do indivíduo, o stress, enfim, mas que a IMPUNIDADE é um dos fatores que influencia isso, não tenho nenhuma dúvida.

Maior rigor nas leis e bons exemplos certamente teriam reduzido este quadro em muito nos últimos anos e hoje acredito piamente que os reflexos seriam totalmente diferentes e os índices de criminalidade em geral, além dos atentados as pessoas muito menores.

Portanto, também o Estado, as autoridades, governantes e gestores da atividade e do setor público são culpados e responsáveis por este lamentável e triste estado de coisas que permeia o Brasil e dilacera famílias, tornando crianças órfãs e muitas vezes abandonadas à própria sorte.