Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caráter... Carência Planetária!

Que foi feito do Caráter? Se fosse um produto qualquer poderia se dizer: mercadoria de luxo, rara. Já se falássemos em Zoologia poderíamos expressar: “espécie em extinção”. Mas ao falarmos do Caráter como “expressão de valor”, que é o que significa basicamente, também teremos dificuldade de identificá-lo, localizá-lo ou encontrá-lo, talvez raramente, nos mais antigos ou naqueles jovens que conviveram com bons exemplos e referências positivas em sua educação e não se deixaram contaminar. No mais, a crise de caráter é gravíssima e sua conseqüência tem se mostrado desastrosa.

Como obter produtos, serviços, ações, enfim, situações positivas se quem as pratica, elabora ou desenvolve não tem em sua essência de formação nenhuma dose de caráter? Difícil, não? O que é Caráter? Muitas pessoas não saberão responder, com certeza, não ouviram falar. Em tempos já remotos, 30/40/50 anos atrás, era freqüente empregar esta terminologia: fulano é um homem de caráter, íntegro, honesto, um homem de palavra, ou beltrano é um “cara” justo, equilibrado, sério e responsável, tem caráter. Hoje, infelizmente,é quase impossível usar este tipo de expressão ou encontrá-la em alguém.

Dizem os especialistas (hoje existem para tudo) que o Brasil já “nasceu” corrupto, é o país do jeitinho, tudo se consegue com “algum”. Pode ser, mas o empresário sem caráter que muda a embalagem, peso e nome do produto para alterar seu preço é “gente“ de hoje. Político corrupto sempre existiu, um ou outro, agora quase todos ou a grande maioria resultam dos tempos recentes. A degradação familiar e a educação escolar, desinteressada e descomprometida com os bons exemplos e com os valores morais, também são “sinal dos tempos”. A tal da educação natural então nem se fala, um absurdo!

A proliferação de religiões e do falar em nome de DEUS de forma irresponsável e muitas vezes cretina também é produto do agora. Justiça injusta, vendida, corporativa, desigual e comprometida, idem, e assim vai. Que tempos, não?

Evidentemente estamos falando das últimas quatro décadas, onde a competição entre homens e mulheres se acentuou a ponto de desequilibrar tudo: a família, a relação com os filhos, a mulher moderna esqueceu de ser mãe para se tornar uma profissional do mercado de trabalho, (as próprias feministas reconheceram os exageros), os lares ruíram, em sua maioria, e o resultado aí está: um monte de gente infeliz, doente ou sem qualidade, ambiente favorável para o oportunista do mal. Conseqüência? Drogas, epidemias mortais, despreparo e proliferação do crime entre jovens e outras.
Foram as décadas do ter em detrimento do ser, da aparência e do possuir.



O status, o poder, o dinheiro fácil, a vulgaridade foram a isca e o ser humano se degradou por falta de estrutura alicerçada em uma base sólida onde os elementos primordiais deveriam ser a ética, o respeito, a consideração ao outro, a educação nas relações, a união familiar, a consciência do coletivo, enfim. E sobre o que foi construído o homem de hoje? Interesse pessoal, ganância, egoísmo, individualidade, prepotência, entre outros, e o que poderia dar? Obviamente no que temos visto através destes tempos: falta de gente de verdade, de grandes e corretos líderes, de gente de bem, decente, honesta e de caráter.

Evidentemente e felizmente existem exceções grandiosas, nem todos embarcaram com tudo nesta viagem sem volta por um vasto, traiçoeiro e perigosíssimo oceano, onde estão se afogando, morrendo aos poucos, pois para vencê-lo e resgatar suas vidas são indispensáveis a recuperação dos valores morais e o resgate da estrutura de formação, a ressurreição do SER.

Pessoalmente acredito muito ainda no ser humano e tenho a mais absoluta certeza que no futuro esse resgate vai acontecer e as novas gerações trarão certamente novos tempos de verdade onde a VIDA será rainha absoluta e seus desejos e ordens é que estimularão a felicidade e o bem viver, com harmonia e compreensão entre os povos e os homens de bem e o CARÁTER voltará a ser produto popular de ótima qualidade e encontrado com fartura por todo o Planeta. Espero ainda estar por aqui e poder ver isso e mais: compartilhar disto.