Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011


Retratos do Brasil! O Norte e Nordeste e os Coronéis!
Ricardo Martins

Acompanhando matéria do Jornal Nacional da Rede Globo realizada no Maranhão, no decorrer destes últimos dias, exatamente em Vargem Grande, uma das principais cidades daquele estado, constatei com toda a certeza uma fotografia da situação de extrema pobreza que ainda permeia o Brasil, especialmente na região Norte e Nordeste transcendentalmente dominada por feudos comandados pelos chamados “Coronéis”, chefes de famílias tradicionais e ricas, que fizeram da atividade política seu reinado de pura e completa dominação sobre seus conterrâneos, principalmente os mais pobres, que deles tudo dependiam.

Os Coronéis, chamados de padrinhos pela maioria das crianças de suas regiões, pois eram oferecidas por seus pais por conta de possíveis favores, lhes davam esmolas, sacos de farinha, açúcar, porém nada de escola, hospitais, educação, informação cultural, nada de desenvolvimento econômico e outras necessidades básicas, apenas proporcionando subempregos como os de jagunços, matadores de aluguel, capatazes, vaqueiros, “paus mandados” e todos mal remunerados, enfim!

“Lamentavelmente hoje ainda é assim, foi o que mostrou a matéria do JN na região dominada pelos ‘Sarneys”, entre outras famílias de “coronéis, políticos e assemelhados”.

As pessoas NADA têm, nada possuem, vivem no chão batido, na lama, a água é algo raro e muito suja, moram em casas de “taipas”, o pau a pique, sem nenhuma dignidade, nem banheiros possuem, fazem suas necessidades no mato! As escolas chegam a dar nojo, a renda per capita, entre a maioria da população é de R$ 70,00. Nenhum saneamento básico. Hospitais, nem pensar! Uma lástima! Uma vergonha!

Enquanto isso os coronéis vivem da “têta pública e política”, são vereadores, prefeitos, governadores, deputados federais e senadores da República! Vivem de salários astronômicos, verbas das mais “originais” de salários que “DIVIDEM” com seus colaboradores, de tramóias, de conchavos e de acertos de comissões sobre negócios escusos além de roubar e dilapidar o erário público, na maior cara de pau!

O Maranhão não é diferente da maioria dos municípios dos estados do Norte e Nordeste brasileiro onde o povo é subjugado pelo poder das ”autoridades” que compram votos descaradamente por valores insignificantes e pequenos favores, por conta da ignorância do povo, da falta de educação e de informação, que “estes senhores de merda” fazem questão de NÃO permitir chegar a estas populações, para desta forma manter seu domínio amplo, total e irrestrito sobre seus “afilhados”. Uma situação das mais deprimentes!

Infelizmente isso que se viu por ali, no interior do Maranhão, não é diferente, guardadas algumas pequenas proporções, de outros estados brasileiros onde também não existe gestão pública interessada, os políticos e administradores municipais e estaduais, estão cada vez mais ricos e os serviços cada vez piores, na real as necessidades básicas do cidadão estão longe de qualquer coisa que poderia se chamar de algo digno, vide a saúde e a segurança pública, por exemplo, ou a educação e o saneamento básico. Péssimos! Serviços péssimos, atendentes péssimos e gestores péssimos! Todos despreparados, desinteressados, desqualificados e direcionados apenas para seus “bolsos”.

Este é o país do contrastes, do ex mecânico barbudo, nordestino de origem humilde e muito simples, que depois virou sindicalista altamente bem remunerado que, agora doente continua tirando proveito de tudo, isso além de continuar a usufruir das benesses do Estado brasileiro, que vendeu para o exterior uma coisa e no interior do País a coisa é bem diferente! Na verdade por conta de se fazer justiça, outra coisa em falta no Brasil, isso ocorre desde 1500 se agravando e muito de 10 anos para cá!

O Brasil não merece isso e seu povo também, é mais que hora de se inverter isso, hora de ir para as ruas de forma organizada e correta, da IMPRENSA séria se manifestar, enfim de toda a sociedade ainda não apodrecida sair em busca de seus direitos e de sua dignidade.

Gostaria muito de ver toda esta corja de políticos e assemelhados, maus caráter, sujos, podres e imorais, que se encontram instalados em Brasilia e espalhados por todo o Brasil na CADEIA!