Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escolas no Brasil! Isso é a realidade!


POR QUE ACONTECEM AS ENCHENTES E TRAGÉDIAS URBANAS?
Ricardo Martins


Resposta simples e direta? Por conta da falta de interesse político, do político brasileiro venal, de forma geral, da burocracia existente “estrategicamente” na gestão pública e por conta da ineficiência, incompetência e despreparo do Gestor, em todos os níveis, dentro do serviço público, onde as palavras e as ações de planejamento, prevenção e manutenção não contam de seus dicionários, nem de seu cronograma de gestão.

Existem outras questões que levam a isso também, considerando que “tragédia urbana” envolve algo muito mais amplo, como segurança e saúde pública, educação, transportes e sistemas de movimentação e mobilidade urbana, entre outros.

E a quem interessa tudo isso? Com certeza a quem ganha e muito com tudo isso, e quem são estes? Os mesmos citados acima, que chefiam quadrilhas dentro da atividade pública onde cada um tem uma missão e um papel a executar, por exemplo: Por que não agilizar os processos licitatórios, eliminando a burocracia? Por que não incentivar processos para acabar com a seca no Nordeste? Por que não incentivar e fundamentar de forma sólida e consistente a Educação no país? Simples resposta? Porque desta forma “eles” perdem o controle da situação!

Concretamente, não existe interesse em planejar, prevenir ou realizar manutenção periódica, nem corrigir sistemas, práticas e métodos, por conta disso “eles” perderiam o comando operacional de tudo e não poderiam botar a mão no $$$ referente a verbas, por exemplo, de reconstrução de cidades, que raramente acontece, por consequência de enchentes e assemelhados, ou desviar verbas orçamentárias para seus bolsos e de laranjas. Fica muito mais interessante perder vidas, causar danos a muitos e “eles” ficarem cada vez mais ricos.

Assim como também não existe interesse em modificar, racionalizar e simplificar leis, códigos, sistemas e outros, mais vale dificultar cada vez mais as operações e procedimentos e criar novos tributos e impostos, desta forma se mantém o controle em mãos que não interessam ao cidadão, entretanto que interessam a “eles”.

Por que, por exemplo, mudar e ou racionalizar as Leis Penais, eliminando instancias, recursos em liberdade, benefícios e privilégios ao criminoso e ao menor infrator? Jamais! Isso implicaria em construção de Presídios e unidades de recuperação de menores com reais possibilidades de recuperação e viciados em geral, e não há interesse nisso. O que eles querem é ter verbas para outros fins sujos e ilícitos, com certeza.

O que fica muito claro é que, através dos tempos, com mais explicidade nos últimos 10/12 anos, como está é o melhor para “eles”, jamais vão querer mudar isso, não importa que inocentes percam a vida nem que famílias sejam dilaceradas e destruídas por banalidades e fenômenos catastróficos que poderiam ser minimizados e em muito, se houvesse interesse, planejamento e ação adequada, portanto conclui-se que vale a pena manter a corrupção, que é transcendental no Brasil, estimulada por interesses escusos em diversos setores da sociedade e a IMPUNIDADE, pois desta forma tudo fica, como se diz popularmente: dominado!

Evidente que existem exceções, mínimas e raras, dentre o que considero e chamo de “eles”, mas a grande maioria defende a corporatividade, o egoísmo, a individualidade nociva e o poder e a fortuna pessoal a qualquer preço.


Lamentável? Sim, realmente uma pena, decepcionante, enfim, este é o quadro real, um retrato do Brasil, contudo cabe a nós com coragem e de forma destemida mudar isso, e urgentemente.