Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 29 de outubro de 2015



TEMPO PERDIDO! TEMPO DE VIDA!
Refletir é rever, corrigir e re - arrumar!

Ricardo Martins


São seis décadas de Vida, considerem cinco, pois a partir dai penso que comecei a perceber melhor as coisas, observar as pessoas, ficar mais atento à vida, mesmo sem muito entender.
E a cada dia tenho a sensação por momentos de que de nada ou pouco entendo sobre tudo isso ou que pouco sei ou que nada sei, sobre nada, na realidade.

Entretanto, uma das coisas que aprendi como por demais precioso é sobre o tempo. Sim, o tempo! E comecei a perceber isso depois que tive uma visão mais clara e conclusiva entre a Vida e a Morte, enfim algo que nascia e morria, ou seja, não perdurava, nem era eterno. E neste interregno havia o tempo, entre uma coisa e outra, obviamente tempo este que varia de cada um para cada um, de momento para momento de cada vida que nasce e morre.

E comecei a pensar no tempo perdido, mesmo tentando e querendo aceitar, apesar de ainda questionar, que poderiam existir outras vidas, apenas para alguns, imagino que não para todos, pois hoje o Planeta tem 07 (sete) bilhões de pessoas, em outras vidas, certamente bem menos que isso, ou no “futuro”, mais que isso (?)

Refletia sobre o tempo, aquele que se consome ou se perde e o Tempo sujeito concreto, o Senhor do tempo, no seu sentido subjetivo, da existência, enfim. Estes sim, tanto um como o outro, deles eu passei a ter e tenho a percepção palpável que estão aí e de forma real, assim como tenho convicção de que o Tempo engole o tempo, portanto tempo perdido é literalmente e definitivamente tempo perdido.

E não pense você que vai recuperá-lo em outras vidas, pois existem ainda controvérsias, dúvidas e incertezas e uma tendência a aceitar que o aqui agora é o definitivo e ponto, pelo menos para mim.

Confesso e reafirmo que eu gostaria de ter absoluta certeza de diferentes vidas, porque desta forma poderia justificar tantas dores, amores, ganhos, perdas, alegrias, decepções, sentires e tantas outras coisas que nos cercam e atingem durante este tempo de existência e finalmente dizer:
- Apesar de tudo valeu a pena!

Pois que passar por tudo isso e morrer sem poder aproveitar o que aprendi, o que vi e o que senti não vale nada mesmo, para mim, repito, nada vale, torna tudo muito frio, irreal e inexplicável, mas enfim dizem, é a Vida. Legado? É possível!

É tanta gente perdendo tempo e por coisas tão mínimas, pequeníssimas e mesquinhas, eu mesmo perco tempo, não desta forma, felizmente, mas confesso perco tempo que chega a me irritar, se eu pudesse teria todo meu tempo preenchido e com coisas boas, positivas, coloridas e alegres: aprendizado, contribuição, solidariedade, compartilhamento, e principalmente amor e muito prazer, pois sem ambos, e principalmente sem amor e carinho, nem o Tempo vive. Então como perder tanto tempo? 

Se você pudesse fazer contas do tempo que tem perdido ao longo de seus dias, com certeza se assustaria, muito mais que isso, ficaria apavorado, pois este tempo vai fazer falta lá na frente, mas é irrecuperável. Triste, não?

E vejo tanta gente perdendo este algo tão precioso por nada, como disse acima, pior ainda, por rancor, ódio, frieza, egoísmo, hipocrisia, falsidade, desamor, fazendo de sua vida uma pálida maquiagem e cheia de momentos cinzentos e sem cor. E o Tempo indo embora agarrado ao rabo do Cometa viajando, esvaindo-se a velocidade da Luz e sem olhar para trás.

Observem como os filhos crescem rapidamente e se vão, as pessoas envelhecem, entes queridos “partindo”, enfim, os fatos se sucedem vencendo os ponteiros do relógio. A gente reclama e lamenta, mas de verdade pouco faz para preencher e desfrutar mais e melhor disso tudo, da vida!



Ah! Se possível fosse, ainda hoje, a partir de agora não mais perder tempo com bobagens, eu seguramente de tudo faria para ter o meu tempo em minhas mãos, aproveitando-o ao lado de gente boa, ao lado de quem me ama e por mim é amada, fazendo de todos os meus instantes por aqui algo substancioso, e que me desse muito prazer em compartilhar com o outro.

Jamais deixaria de abraçar um amigo, de oportunizar para alguém algo importante, imprescindível, jamais deixaria de acarinhar meu amor, beijar sua boca, olhar em seus olhos, tocar suas mãos, sentir o calor de seu corpo, e dizer: Amo-te tanto!

Enfim buscar caminhos, alternativas e soluções para a felicidade de todos, com toda a sinceridade e de coração.

Estejam certos de que muitos erros e falhas que cometemos ficam por conta do amargor, do desprazer que o outro nos proporciona, do vazio sentido, do tratamento insensível e frio, dos momentos de pura insatisfação e falta de amor. De gente que perde tempo, sem perceber.

Na verdade gostaria muito que as pessoas, todos nós, sem exceção, fossem felizes plenamente e que ninguém se permitisse perder tempo, até porque, na dúvida, esta é a vida conhecida e para muitos, a única.


Pense nisso, reflita... e faça de tudo para desfrutar de sua vida, mesmo com simplicidade e modestamente.