Contador de Visitas

Seguidores

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Cargos e “Conchavos” Politicos
Esta é a realidade! Um Estado omisso e desinteressado!
Ricardo Martins
“Tortura é registrada por câmeras de segurança no presídio de Joinville. Durante operação pente-fino, agentes do Deap/SC disparam tiros com bala de borracha, estouram bombas de efeito moral e lançam gás de pimenta no rosto dos detentos”

“A policia prende e a justiça solta!” Temos uma justriça mediocre e desinteressada!

Estas observações ou pequenos trechos colhidos em matérias e ou comentários sobre o assunto, sobre a ação do crime organizado em SC, cujo comando está dentro dos presídios e penitenciarias. Tudo isso ilustra e decreve pontualmente, o que vem ocorrendo e há tempos na relação a segurança pública, a policia, a justiça, o estado e o cidadão, com perda total e prejuízos para este ultimo. Na verdade o sitema prisional é deprimente, imoral, degradante, enfim, mas ainda são piores as ações e atitudes de agentes e envolvidos na questão, por parte do Estado.

Há tempos o desinteresse público se evidencia nestas situações, pouco ou quase nada foi investido, adequadamente, em segurança pública em Santa Catarina, e no Brasil, e isso fica muito fácil de identificar! Quantos presídios e unidades de recuperação foram construídos e ou instalados no Estado, nos últimos 20 anos? As unidades de recuperação passam por clinicas pra recuperação de dependentes químicos, menores infratores, com possibilidades ainda de recuperação, e outros delinquentes. Quantos?

A população de SC hoje é de mais de 06 milhões de pessoas, fora os turistas e a população de delinquentes aumentou na mesma proporção ou mais, isso sem incluir os criminosos de gravata, colarinho branco, empresários mau caráter, enfim.....

Evidente que consideramos a resistência dos municípios em instalar unidades prisionais em suas regiões, uma bobagem, pois como e aonde vai se colocar o apenado? Incomoda? Preocupa? Óbvio que sim, cabe ao poder municipal garantir a ordem e a tranquilidade dentro e fora do Presidio, com medidas operacionais e administrativas coerentes com a situação, contudo existem ainda, uma serie de locais possíveis para instalação de unidades prisionais modernas e decentes, basta empenho pra isso, são quase 300 cidades em SC a maioria nem distrito poderia a ser, contudo se para fins eleitoreiros servem, devem servir pra algo mais também, não?

Falta na real interesse e vontade politica para tal investimento e tem muita gente lucrando com a ação do crime organizado, lucrando e por trás deste. Assim como tem muita gente incompetente pra estabelecer este combate, aceitar desafios, desenvolver planejamentose ações adequadas, eficientes, e decentes, enfim

A Lei por sua vez é mal aplicada, na real não é aplicada como deveria ser. O magistrado, via de regra, apenas assina e defere por sobre o que está ali escrito literalmente, não usa de bom senso nem das prerrogativas de seu cargo e representatividade, na maioria são omissos e desinteressados com a situação, vide oocorrido em SC, onde TODOS os criminosos presos pela Policia em novembro ultimo, quando das ações criminosas, naquela oportunidade, estão livres nas ruas para delinquir novamente. Uma imoralidade isso, quem os colocou nas ruas? E ainda ganham uma fortuna por mês para serem omissos e insensatos e nada fazer.

Assim se passa dentro do governo estadual que tem, novamente, e em varias pastas importantes, pessoas despreparadas no seu comando, são nomeações e ou indicações de acordo com acertos e conchavos politicos oriundos de apoios e coligações, como é o caso da pasta da Justiça e Cidadania, onde a deputada estadual (isso já um absurdo, contudo)....Ada da Casan  ou perdão...  de Luca é a secretaria. O que esta senhora entende disso? Qual seu preparo técnico para enfrentar e adequar um sistema prisional fálido? Sinceramente! Como pode acontecer algo de positivo? Observe isso em outras pastas, segurança, educação, saúde, onde se não são incompetentes, não demostram interesse público e propósitos firmes para se envolver nas questões delicadas que assim o exigem. Cargos negociados, pagamento de acordos poiticos, enfim. Isso é uma realidade lamentável!

Meus prezados amigos isto é o que realmente ocorre dentro do sistema de governos que existem no Brasil, junte os 03 poderes da República e nada de bom vai surgir, o que vemos todos os dias e há anos é desinteresse, falta de caráter, corrupção, conchavos politicos, justiça e grande parte de magistrados mediocres,  acordos sujos, roubalheira, proteção ao bandido e ao criminoso que tem mais direitos que as vitimas e familiares, mais direitos que o cidadão e ainda acrescente-se aí, aqueles que ganham e muito com tudo isso, enfim o que se pode esperar disso?

O povo e as instituições sérias e conceituadas deste país têm que se rebelar contra isso, portanto quando você votar pense bem, não se venda nem a seu voto, por nada, escolha com critérios, se não o preço a pagar será sempre esse, muito alto, inclusive com a sua vida ou dos seus!