Contador de Visitas

Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012





OS MISERÁVEIS EMERGENTES!

Ricardo Martins

É importante é deixar bem claro duas situações: Quem os chamou de “miseráveis” foi seu próprio “padrinho”, o ex–barbudo e mentiroso Lula da Silva. E outra coisa, nada tenho contra o crescimento e evolução de vida de ninguém, entretanto, entendo que para isso é no mínimo necessário que estas pessoas tenham dicernimento e informação sobre o que está acontecendo com elas, os riscos a que se submetem, enfim, o que não pode ser nem advir é sair assim como uma manada, seguindo e fazendo o que alguns irresponsáveis pregam sem nenhum critério ou bom senso, pois o resultado é este que está por aí: todo mundo devendo a torto e a direito, porque não estavam preparados para o acesso fácil que lhes foi propiciado, saíram comprando sem nenhum cuidado; cartão de crédito, conta bancária, carro, roupas, eletro domésticos e eletronicos, e hoje estão como se diz popularmente: “encralacados”, no vermelho.

O nível de deficit ou não pagamento da pessoa física no Brasil é apavorante, quase 50 bi, e se observarmos isso vem piorando mes a mes, a inadimplencia agrava-se a cada dia. Culpados?? Os “mentores e padrinhos” dos chamados “miseráveis emergentes”, Lula e Dilma, e a liberação exagerada de acessos ao consumo, promovido pelo governo, a meu ver, de forma completamente inconsequente, sem medidas prudentes ou sensatas, critérios ou a devida orientação e esclarecimento aos consumidores.

Outra coisa que chama a atenção é a consequencia nefasta da criação e autorização governamental do chamado “crédito consignado”, empréstimos descontados direto na folha de pagamento para aposentados, funcionarios públicos e pensionistas. Isso hoje representa um dos ítens de maior reclamação nos Procons pelo Brasil afora, por que?? Por conta da liberdade excessiva concedida aos agentes financeiros, falta de normas e controle de procedimentos mais seguros para quem os utiliza, o que acabou a estimular algumas empresas e organizações financeiras sem escrupulos a “engalobar” os simplórios e modestos “beneficiados”. Resultado? Milhares, dezenas de milhares, quem sabe, centenas de milhares de segurados e servidores públicos endividados até a tampa do bule!

Com toda a certeza tenho e vou creditar sempre a culpa desta situação ao Governo Federal, a Lula, Dilma e Mantega, inclusive, pois a política implementada por eles e direcionada para o exagerado consumo trouxe inúmeros problemas para a população em geral, notadamente os emergentes das classes menos favorecidas e até da classe média e via de consequencia para para o País como um todo, pois a dívida pessoal da população é cada vez maior e a falta de condições para os pagamentos, a chamada inadimplencia, cresce assustadoramente.

Evidentemente que uma das prioridades de qualquer gestão pública, a nível de governo federal, é melhorar ou propiciar o desenvolvimento seguro da vida da população, das famílias, das pessoas, enfim, contudo é prudente estabelecer parametros e cuidados para não ocorrer o que está acontecendo no Brasil, nos últimos anos, por culpa total de um populismo exagerado de governantes alienados e interessados em causa própria e interesses pessoais ou de partidos políticos, e ainda, sem qualquer noção de limites. 

E aí uma vez mais sobra pra quem?? Para o cidadão de bem, o modesto trabalhador, aquele que luta e quer levar mais conforto para seus filhos, e o pior é que neste caso, mesmo pagando alto preço, ele, o cidadão, ainda não consegue enxergar os culpados,  e continua a endeusar seus carrascos, seus ídolos de barro.