Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013



NELSON MANDELA!!!
Ricardo Martins

"Tudo parece impossível, até que seja feito”  “Sou o capitão de minha alma!”
Algumas frases de Nelson Mandela!


Sou realmente um privilegiado, minha geração e as que vieram depois de mim, se bem que hoje pouca gente se importa com isso, e eu lamento realmente, enfim...

Eu vivi e tenho vivido épocas e momentos marcantes, nas décadas de 50, 60 e até os dias de hoje. Eu conheci, de perto, pois acompanhei sua trajetória, Nelson Mandela! Um homem de bem, um exemplo, um guerreiro obstinado e dedicado à paz entre os homens, um pacificador que uniu um país sanguinário, a África do Sul, um pais, separatista, racista e discriminador, e dele fez e construiu uma Nação! Um homem que jamais cultivou o ódio, o raiva, a vingança, o rancor! Lutou pela igualdade e a Paz entre todos, seus iguais! Um homem que amou a Vida, acima de tudo....

Ativista, contestador, defensor dos direitos idênticos ä todos e da justiça plena e efetiva, tanto assim o fez que recebeu o Premio Nobel da Paz e outros inúmeros reconhecimentos e homenagens..
Foi um líder que surgiu dos movimentos negros contra o apartheid e foi se transformando em uma grande referencia mundial. Viveu preso por 21 anos, condenado a prisão perpétua, foi indultado e perdoado pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, com quem depois dividiu o Premio Nobel da Paz, tempos depois! Tornou-se presidente de seu país, e com habilidade, inteligência e coração realizou uma pacificação das mais reconhecidas pelos demais países do mundo. Foi, sem duvida e, sobretudo uma pessoa de caráter, digno e humano.

Nelson Mandela foi exemplo para todos os seres humanos e certamente uma pena que tantos que o cultivam e idolatram não o copiam, não o imitem, em sua postura e atitudes. Um condutor, um guia, um gigante de grande, enorme poder de persuasão, um excelente negociador, desbravador de questões aparentemente impossíveis, um idealista, pela paz o amor à igualdade social, politica e individual. Realmente um SER ímpar e singular. Que tantos outros assim o fossem como o Mestre Mandela e tudo seria mais colorido, cheio de amor e igualdade, mundo a fora!

Seguramente os problemas do povo de Mandela não terminaram, nem cessaram as preocupações, desafios, e as dificuldades ainda permanecem, está melhor, mas, ainda enfrentam situações desiguais, contudo se seus seguidores continuarem obstinados firmes em seus propósitos e missão certamente dia a pós dia as coisas tenderão a ficar mais sossegadas e tranquilas para todos por lá. Ele, Mandela, sabia disso, dizia, mais ou menos assim:  “vencemos uma grande batalha, mas outras virão, sabemos disso e devemos estar preparados para tal...!”

Esta voz agora, aparentemente se calou, morreu Mandela, mas sua trajetória há de inspirar a muitos ainda, sua forma de pensar e ver o mundo, as pessoas, as relações, respeitando o outro, isso ficará para sempre e soará em alto e em bom som, por todos os recantos do Planeta. Isso, sua história, mostra que podemos e devemos viver bem, cuidar da natureza e dos povos, unir e estar ao lado de nosso próximo, igualmente, sem diferenças ou as respeitando e compreendendo-as. Sua morte é como o entardecer lindo de um dia de Primavera, mas, com certeza um novo dia de SOL vai vir e será quente e brilhante e cada vez melhor!

Morreu Nelson Mandela, e eu chorei por isso, mas logo me lembrei de sua luta na prisão e sua marcante vida, exemplo para mim e para milhares de pessoas, para seu povo que jamais o esquecerá, para o mundo a quem indicou um caminho possível, real, igual e feliz.

 Foi e sempre será um ícone, um ídolo, um mestre e uma referencia, mais que isso, uma pessoa realmente do bem, positiva e justa, um efetivo motivo e orgulho!

Morreu Mandela...Viva Mandela!