Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011


"Mãos Sujas"

Ricardo Martins

Isso ocorre no Brasil há tempos, porém certamente nos últimos anos, por uma série de acontecimentos, ficou mais evidenciado. No governo do ex – presidente Lula, durante 08 anos, foram escândalos diários de toda a natureza: financeiros, políticos, contra o erário público, o tesouro nacional e também contra a pessoa, mas isso vem ocorrendo, na real, desde 1500, agravando-se nestes últimos 40 anos.

Muitos são os que estão enriquecendo ilicitamente em detrimento da população que a cada dia acumula mais dificuldades, necessidades e carências. 

Na real o Brasil vem, de tempos em tempos, de “mãos sujas a mãos mais sujas”, concentradas e encontradas fartamente, a meu ver, nos chamados 03 poderes da República e em grande parte da sociedade organizada e esclarecida, fatia que reúne todos aqueles que tiram vantagem da situação através de representatividade, prestígio, privilégio, benefício, amizade, parentesco e favor.

Para mim, entretanto, o mais grave vai além do desvio, do roubo, da corrupção e do corromper, dos crimes em geral e da impunidade, vai da falta de interesse público, da má qualidade na gestão e na irresponsabilidade institucional de funcionários públicos concursados, contratados, graduados, togados ou eleitos.

O descaso com a qualidade e a eficiência do serviço público é o maior crime que alguém pode cometer contra a pessoa. E no Brasil isso ocorre a todo instante, em todos os setores da atividade pública, em todos os municípios do país. ortanto, “os mãos sujas” estão por todos os lugares, cidades, estados e no cerne da federação.

E de forma lamentável a sociedade, em sua pluralidade, não discute os reais problemas dos brasileiros, suas necessidades e carências, o desrespeito e a humilhação que cada cidadão sofre todos os dias e a violência covarde e banalizada, ignorada por uma justiça medíocre, sem critérios, imparcial, abnegativa, vendida e irresponsável, que privilegia e beneficia apenas o poder, o dinheiro e o bandido, em detrimento de milhares de vítimas e de suas famílias.

Esta parte da coletividade prefere discutir sob a luz partidária ou endeusamento de algumas figuras, que também tem as mãos sujas, um pouco mais ou menos, mas as têm, pois a meu ver é tudo ”farinha do mesmo saco”.

Partidarismo que no Brasil inexiste, pois aqui não existem partidos políticos, já que os próprios integrantes os desrespeitam. Na real, o que existe são grupos políticos que se juntam por conta de interesses comuns, quase sempre escusos e que visam seu benefício próprio. E a massa critica discutindo sexo dos anjos e deixando os grandes problemas internos e cotidianos à margem. 

Observe que onde existe maior representação política a nível federal é onde estão concentrados os maiores problemas das populações, o Norte e Nordeste do Brasil. Regiões completamente abandonadas, em pleno ano de 2011, sem nenhuma estrutura básica. Uma vergonha!

A mim pouco interessa esse ou aquele político, desejo um LÍDER para este país, exemplar, competente, confiável. De mãos limpas e coração puro e justo.

Quero ver uma saúde pública decente, segurança pública efetiva, leis rigorosas e uma justiça séria e implacável com os infratores, de qualquer idade e classe social ou institucional. Uma educação ampla e consistente, oportunidades para todos, enfim uma vida digna e confortável para cada um dos brasileiros.

Que o cidadão seja tratado com o respeito merecido e, junto com sua família, seja protegido pela Lei e não refém dela e das forças criminosas. Que os serviços por que paga e muito caro, sejam revertidos em seu benefício e sua segurança.

O que o Brasil necessita e urgente é de pessoas de mãos limpas, alma imaculada e digna, caráter ilibado e vontade pública e coletiva a frente de seu destino.

Gente que leve o Povo a conquistar efetivamente seus direitos, pois deveres são inúmeros e as injustiças maiores ainda.

Há muito a fazer, algumas mãos sujas a lavar e recuperar outras, a maciça maioria, a isolar, extirpar do meio saudável da sociedade, não corrompida e não hipócrita, para que Brasil reflita seu melhor em seu Povo.

Essa deveria ser uma luta freqüente e cotidiana de todos os brasileiros de verdade.