Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cãmara de Vereadores Tijucas

Parece que as reuniões na Câmara de Vereadores estão descambando para o debate de baixo nível, tem acontecido muito bate-boca envolvendo os vereadores da oposição e o Presidente da Casa, Valério Tomazi, e isso, a meu ver, tem trazido conseqüências nefastas à atividade e a instituição, alongando demasiadamente as discussões e o tempo das sessões, que tem terminado muito tarde.
Evidente que o debate faz parte e a democracia assim o prevê e assim deve ser, o direito é de todos em concordar ou discordar, o vereador tem a obrigação de fiscalizar e acompanhar os atos do executivo para ver se estão de acordo com o interesse da população em geral e não de um ou dois, e me parece que cabe ao Presidente da Casa ser o mediador do debate e não apenas um agente de defesa permanente do Prefeito e da atual administração. Sou obrigado a concordar com muitos observadores locais que dizem que o Vereador Presidente tem discutido demais e interferido de forma frequente nas decisões dos demais vereadores, defendendo às vezes até de forma equivocada os atos de quando foi secretário de obras, Enfim, isso tem acontecido de maneira excessiva e tem contribuído para o desgaste das sessões. Outra coisa observada é que qualquer indicação, a mais simples que seja, está sendo discutida por todos inclusive com a maioria se repetindo e nada acrescentando aos temas.

Como disse acima considero as observações pertinentes e delas faço coro. São críticas, a meu ver, construtivas e positivas de forma a alertar os envolvidos, porém segui-las é decisão pessoal, mas que está muito feio isso está.
Gostaria de sugerir também a alguns de nossos enfáticos e aguerridos vereadores que ler com freqüência ajuda na oratória e desenvolve a verve e a fluência no falar, por favor, é apenas uma sugestão.