Contador de Visitas

Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A DROGA é uma droga!


Por Ricardo Martins

“Cada dia que passa mais jovens e até crianças estão envolvidos com as drogas!”

Infelizmente esta é uma realidade da qual não se pode fugir, certamente este é o “mercado” que mais cresce entre as crianças, jovens e adolescentes e muitos são utilizados como soldados do tráfico e além de consumirem ainda recebem “salário” para cuidar da “boca!”, alguns, em bom número, sustentam as suas famílias com o resultado do seu “trabalho”. Isso se dá mais em comunidades carentes ou favelas situadas dentre os morros nas varias capitais e principais cidades brasileiras.

Santa Catarina, lamentavelmente é uma das lideres neste “setor” que deteriora a família e a vida de muitos catarinenses entre 12 e 22 anos, o crack é o maior responsável por todos estes danos, uma droga pesada que rapidamente destrói o sistema nervoso central e provoca convulsões e aos poucos leva a morte.

Infelizmente em Tijucas e por todo o Vale a situação não é diferente, pelo contrário é alarmante e crescente! Itajaí e o litoral catarinense são outros pontos de intensa atuação do tráfico de drogas.

Como reprimir? É uma das perguntas mais comuns entre as pessoas de bem, quer sejam, familiares de drogados, autoridades policiais, juristas ou educadores e a resposta unanime é: mais rigor na lei, concentrando a policia a destruir os núcleos de comando destas organizações criminosas onde proliferam o tráfico e os traficantes e prendendo os verdadeiros chefes do tráfico que estão entre “personalidades da mais alta sociedade e representatividade da vida pública e empresarial brasileira”, as chamadas “Celebridades do Tráfico”!

Esta seria a vertente punitiva, ou seja, cadeia por longo tempo para os “Coronéis do Trafico”, gerentes, encarregados e seus subalternos.

Paralelamente a isso outro caminho deve ser percorrido com dedicação, muito trabalho, paciência e urgência, a proliferação dos Centros Especializados em Recuperação de Drogados e Alcoólatras.

A criação ou ampliação de centros com esta finalidade e objetivo é premente por todo o Brasil e de forma prioritária em SC. Nestes locais além do programa de recuperação deve acontecer o preparo da reintegração do usuário a sociedade através de um processo de ressocialização amplo que passa pela recuperação de sua saúde psíquica e física e sua readequação aos conceitos sociais e as convenções previstas no inter-relacionamento pessoal e das comunidades.

Este é um assunto que requer soluções imediatas, mais que isso, urgentes! E obviamente deve ser prioridade nos planos de governo, a nível federal e estadual, que deve agir como principal fonte de projetos, recursos técnicos, logísticos, de pessoal especializado e investimentos financeiros.

Prender os grandes “comandantes”, pensadores, planejadores, organizadores e investidores do tráfico de drogas e os mega- traficantes é urgente e hiper necessário, porém tão urgente ou mais é cuidar de forma adequada e consciente do usuário, do doente consumidor de drogas e de álcool

Isso é um problema gravíssimo de saúde pública e deve ser tratado prioritariamente e com responsabilidade social.