Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jardim Progresso

Tenho ouvido atentamente a todas as observações, comentários e opiniões sobre esta comunidade de Tijucas que cresce de forma incontrolável e desorganizada, portanto totalmente desprovida de um planejamento mínimo, básico, simples e objetivo, refletindo negativamente na própria comunidade.

Já escrevi sobre isso anteriormente, pois já vi e acompanhei de perto a proliferação de favelas, morros e subcomunidades de todos os tipos, jeitos e feitios no Rio de Janeiro, que cometeu o mesmo erro de outras cidades brasileiras não dando a devida importância ao crescimento destes guetos deixando de urbanizar e principalmente de humanizar estas localidades quando ainda era possível e deu no que deu a “Cidade Maravilhosa”, cantado em prosa e verso pelos maiores poetas e artistas, considerada uma das mais lindas cidades do Mundo, onde vive um povo ordeiro, alegre e acolhedor, se tornou palco de uma verdadeira guerra civil e seus morros, antes apenas reduto de famílias e pessoas do bem, acabaram sediando núcleos do tráfico de drogas e de outras vertentes criminosas.

E isso está infelizmente acontecendo em Tijucas, onde algumas comunidades, a partir do Jardim Progresso, estão proliferando, pois não existe nenhum controle do Estado, neste caso representado pelo município e todo o conjunto da administração municipal que, capitaneada e gestionada pela Prefeitura, é quem deve estabelecer regras, critérios e normas para que isso aconteça de forma disciplinada e adequada.

É óbvio que ações têm sido implementadas, porém, aos olhos da população, ainda de forma tímida e incipiente. Evidente que as dificuldades são inúmeras e a empreitada difícil e complicada, tem razão o Prefeito, mas a necessidade é premente e se o Estado admitir que não tem condições para agir e controlar esta situação vai se estabelecer o caos definitivo. Neste momento é indispensável à união de todos, pensando e agindo junto.

Entendo que seja indispensável classificar de prioritária esta questão e a partir daí estabelecer um planejamento cronogramado de ações que envolvam toda a estrutura da administração municipal a fim de que seja possível estabelecer a face de um bairro organizado a aquela comunidade. Além disso toda a sociedade organizada deve estar presente no comitê gestor deste projeto: Policia, Poder Judiciário Empresariado, Câmara Municipal, Instituições e Entidades Organizadas, sob o comando do Prefeito Municipal, sem esquecer dos governos estadual e federal, parceiros importantes, enfim, com todos
voltados e vinculados a este objetivo, revitalizar o Jardim Progresso.

Passo inicial ou 1a. ação, direcionada do planejamento, CADASTRAMENTO, detalhado, completo, de todos que ali vivem, quem tem trabalho ou não, estrutura familiar e perspectivas de uma vida digna e a partir daí passar a controlar a movimentação de pessoas na localidade, inibindo todo aquele que não tiver o que fazer na cidade. Partindo daí sim estabelecer ações que visem a urbanização e a humanização daquela região, que valorizada, passará, através de si própria a selecionar quem chega com o interesse de se instalar no bairro.

Felizmente ou não a melhor alternativa é esta de outra sorte a perspectiva é degringolar uma situação que poderá se tornar insustentável, não existe outra opção a não ser assumir o controle e sanear aquela comunidade preservando as pessoas de bem, que lá vivem, sob pena e preço de muito em breve Tijucas ter uma outra bomba relógio, semelhante ao Presídio Regional, a explodir a qualquer tempo.