Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 12 de abril de 2014


Refletir a Existência!!!
Será? Por que? Pra Onde?

Às vezes me pego pensando, refletindo, enfim, sobre aonde tudo isso vai nos levar? Na realidade, reflito sobre o Por que? Pra Que? E Pra onde? O que é isso aqui, a quem chamamos Vida? O que significa? O que quer dizer e representa afinal? De onde viemos e para onde vamos? Será que vale a pena tudo isso, sofrer, sentir, amar, chorar, lutar, dedicar-se, enfrentar, expor-se, assumir compromissos, responsabilidades e tudo o mais que envolve a “existência”?

Óbvio que no aspecto estudioso da “coisa” toda existe as chamadas religiões ou religiosidades, que “explicam”, sob suas óticas a espiritualidade e tentam responder as minhas perguntas e questionamentos e eu por minha vez, tento entender e até mesmo acreditar no que eles dizem, mas confesso que ainda questiono e muito a respeito. Não que não tenha FÉ, nem que seja ateu, acredito em algo e alguma coisa do meu jeito, talvez seja DEUS, a energia maior.

É legítimo afirmar que sobre todas as espécies de seres sobre e sob a Terra, somos nós que temos o raciocínio, o pensamento e a possibilidade de expô-lo pela fala, de ouvir, de sentir e perceber, de forma mais óbvia e sob todos os aspectos, diferente dos demais seres e animais que habitam o Planeta, animados e inanimados. Será que apenas nós temos “alma”?

Reitero que estou a refletir, certo? Portanto questões, indagações, dúvidas e afirmações fazem parte e são comuns à reflexão, o fato é que muitos maquiam isso, mascaram,  hipocritamente se dizem perfeitamente satisfeitos com as respostas que tem, e outros, muitos, realmente acreditam fidedignamente no que diz sua religião e os estudiosos do tema, mas no fundo todos se questionam, assim como “andar de avião”, muitos afirmam que não tem medo, mas no fundo todo mundo treme de medo, aparentemente ou não!

Eu não tenho nenhum sentimento de vergonha, insegurança, nem de pudor a refletir sobre isso, para mim fundamental, a chamada “existência”. Reiterando que reflexão a parte, leio, estudo, mantenho-me informado sobre as possibilidades várias que o tema propõe, mais inclusive sobre a visão e estudos sobre a “espiritualidade”.

E a partir daí tento através de algumas questões e ou imagens que projeto, imaginar a “continuidade” ou os denominados outros planos. Estes como se dão? Como são ou foram planejados e projetados, mesmo em outras dimensões, será que cabe todo mundo, por lá, que já passou por aqui, mais de uma vez? Será que esta possibilidade de ir e vir por aqui, nas chamadas reencarnações é o que determina o “tempo” de cada um por aqui, a cada estada? Ou não?

Sabe, na real, em muitos momentos minha tendência é pensar que somos como a maioria dos insetos, micro e macros animais, enfim a morte traz o fim e ponto, contudo isso me deprime, pois não valeria a pena tanta Vida e dedicação, empenho, alegrias, momentos únicos e especiais, tristezas, pessoas, para tal simplicidade, morreu acabou, ponto.

Não! Não pode ser assim! Recuso-me a aceitar isso, enfim permito-me a dúvida: poxa tem que valer a pena! Tem que existir algo maior e melhor, se não, para que tudo isso? Neste caso talvez fosse melhor ser uma árvore frondosa e linda em lugar protegido pela natureza e viver por lá a embelezar a Vida por tempos e tempos e apenas estar lá a oferecer sombra e frutificar, sem nada pensar, sentir e pior, refletir. Rsss, é vero!

Fica evidente que o nosso “privilégio” de pensar, imaginar, refletir, sentir, expressar através destes sentidos é que faz a diferença deste frequente questionamento e a busca pelo menos a estas 03 perguntas feitas acima neste texto e também nos remete, por merecimento talvez, a um plano outro que seja mais justo, equilibrado, puro e consistente de emoções e sentimentos, algo muito lindo, suave, maravilhoso onde todos os seres vivem em harmonia e amor, finalmente.

Será? A meu ver seria, além de maravilhoso, justo e muito merecido para muitos, a grande maioria certamente, dos chamados “seres humanos”.

Concluindo, refletindo, estudando ou não, o que vale mesmo é ter saúde e viver cada momento desta maravilhosa e mágica vida da forma que ela se oferece, desfrutando ao máximo de quem te quer bem, quem te cuida, e aos momentos felizes.


Ricardo Martins