Contador de Visitas

Seguidores

quarta-feira, 25 de julho de 2012


Reféns e...em mãos sujas!
Ricardo Martins
Eu entendo perfeitamente que às vezes não podemos explicitar tudo o que pensamos sobre o quadro que vivemos no Brasil, porque a vontade que dá é pegar estes canalhas todos e encher de porradas ou queimá-los em praça pública, como nos tempos medievais.

Entretanto, como cidadãos temos direitos conquistados e que a cada dia são desrespeitados, principalmente por aqueles que deveriam nos garantir estes direitos.  O serviço público de um modo geral no Brasil tráz a marca do desinteresse público da classe política nacional, em todos os níveis, do gestor público e também de grande número do funcionalismo que deveria estar a serviço do Povo  e na realidade faz por fazer, atende mal, de forma truculenta muitas vezes, são despreparados para este tipo de serviço, enfim o cidadão brasileiro está a mercê do nada, da negligencia funcional e técnica, não existe nenhum setor  do chamado serviço público que funcione vamos dizer sofrivelmente.

Na Saúde os pacientes morrem literalmente nas filas dos hospitais, praticamente nenhum Posto Municipal de Saúde, Policlínicas e as chamadas UPAs estão equipadas para o devido, adequado e necessário atendimento à população. Falta de tudo, equipes, médicos, equipamentos, remédios básicos, disponibilidade de exames, enfim muitos pacientes quando chamados já morreram, na fila de espera.

A segurança pública inexiste por conta de um sistema corrompido e vendido ao crime organizado, basta assistir o filme Tropa de Elite 02, ao narcotráfico, contrabando, negociatas, tráfico de influencia, assassinatos, descartes de pessoas, as chamadas queimas de arquivo, enfim, envolvendo desde o mais simples policial, grande parte da engrenagem dos três poderes da república, juízes, gestores, e até mesmo governadores, ministros e Presidentes da República.  

O “bandido” é o grande protegido pela Lei e principalmente por quem a aplica, e a  vítima e seus familiares reféns do descaso total. Infelizmente é por aí que a coisa anda, assim é na educação, aonde existem ainda milhares de crianças fora da escola, por conta de que estas estão em condições precaríssimas ou não existem em número suficiente, os professores são mal remunerados, e a estrutura administrativa operacional, via de regra, está falida.

Transportes, rodovias, ferrovias, portos, obras, saneamento básico, enfim NADA funciona neste país, apenas negócios onde corre muito $$$ ocorre algum movimento, mercado financeiro, negócios internacionais, viagens daqui pra lá, seminários, congresso, entre outros.

Na real, apenas grande número de privilegiados enriquece, enchem os bolsos de dinheiro do Povo, verdadeiras quadrilhas de marginais de gravata. Lembram daquele ex-mecânico de fábrica de automóveis, um que veio pobrezinho lá do interior de Pernambuco, incentivador de greves, inclusive nos serviços essenciais, pioneiro nos sindicatos, associações, lembram dele?? Hoje, uma das maiores fortunas em paraísos fiscais do Brasil e do Mundo.

Este, lamentavelmente, é o retrato do serviço público no Brasil, é a mais pura realidade, e mais ainda, este é o país onde existem mais inquéritos, sindicâncias, e investigações em andamento, internamente, por todos os cantos, empresas, entidades e instituições, e NADA se resolve, ninguém é PUNIDO, e isso serve da mesma forma para estatais, agencias reguladoras que  NADA regulam nem fiscalizam, ação totalmente descartável por aqui. No Brasil fiscalizar, fiscalização é algo abstrato, utópico, diria mesmo completamente desconhecido.

Na real, falta qualidade às pessoas na sociedade como um todo, e isso se reflete, há anos, no serviço público. Nunca foi tão tuim, tão deprimente e tão degradante, mas de certa forma quando descobriram as formas de “roubar sem punição”, de se apropriar do dinheiro sem consequencia nenhuma, ficou pior ainda, isso tem 10 anos mais ou menos. 

Uma pena! E como resolver isso??? Complicada a resposta. Votando melhor, certamente, exigindo, cobrando, usando a força da dignidade de poucos, mas de representativas pessoas, entidades, tipo a IMPRENSA limpa, enfim uma grande luta.