Contador de Visitas

Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2010

É Urgente! Brasil!
Ricardo Martins

É evidente que existem vários problemas a  serem  resolvidos no Brasil! Problemas sem solução! Uns mais significativos, mais urgentes, outros nem tanto, porém o país internamente vive inúmeras dificuldades e situações mal ou ainda não resolvidas que afetam diretamente a vida das pessoas de bem!
Negar que o governo Lula realizou um trabalho com certa qualidade externamente seria, no mínimo, demonstrar desconhecimento. É  certo que isso aconteceu, ele soube vender bem sua imagem pessoal e o País aos investidores estrangeiros, alguns especuladores, outros até com interesse real de investir por aqui.

Bem, o custo disso  todos já têm conhecimento: alguns trilhões de reais, que vão ficar para o novo Presidente. Dívida pública, desequilíbrio na balança comercial e no câmbio e outros assuntos semelhantes também são enormes problemas, mas quero tratar aqui dos chamados básicos.
O que será o problema mais urgente? A meu ver, certamente a IMPUNIDADE!

O Brasil necessita aprender a resolver problemas na essência, na causa, e este, repito,  é o maior de todos pois os demais derivam dele ou dela,  a impunidade!

Corrupção desenfreada, sonegação a níveis catastróficos, vide caso Daslú e outros, desvio e roubo freqüente aos cofres públicos em todos os níveis, escândalos financeiros e  políticos  dentro da administração pública,  e tantos outros ocorrem por falta de punição rigorosa.
A insegurança pública é total por todo o país, falta de policiais e policiamento ostensivo, inteligência e logística, equipamentos e condições dignas de trabalho.

O dia a dia do cidadão de bem, da família, do trabalhador, também é afetado por crimes bárbaros e banais, agressões freqüentes a crianças, mulheres e idosos.

A situação dos menores infratores impunes, o caos no sistema prisional, o contrabando de armas e o tráfico internacional de drogas e finalmente a situação da justiça brasileira que não atende aos interesses da população, com decisões estapafúrdias e desconexas da realidade e da necessidade.

Diante deste quadro, a reforma da justiça, do código penal e da lei de execuções penais é mais que urgente, é indispensável. É mais do que hora de rever tudo, instâncias, recursos, benefícios, privilégios, imunidades, prerrogativas do magistrado, é  evidente a ineficiência e ineficácia administrativa e operacional. Para é isso é obvio que o Congresso Nacional tem que agir, porém muito se pode fazer dentro do Judiciário, e vou mais longe:  é tão importante que eu faria por DECRETO! É urgentíssimo!

E para que isso aconteça à sociedade esclarecida, os formadores de opinião e principalmente os  profissionais de imprensa éticos e respeitados, por sua isenção e independência, devem iniciar uma cruzada sem tréguas em busca deste objetivo, que a meu ver reúne 04 ações concomitantes:
 Reforma do Judiciário, Readequação do Sistema Prisional, com novas unidades prisionais modernas e humanizadas, Rever a Lei que trata da punição ao menor infrator, que deve ser punido com rigor, independente da idade e o combate intenso e fechado ao contrabando de armas e tráfico internacional de drogas, conforme detalhado acima.

Outra prioridade é a situação deprimente da saúde pública no Brasil, isso pode paralelamente ao exposto acima ser resolvido e  para que ambas as situações aconteçam, é necessário interesse público, porém  repito, é  imperativo o empenho da população de bem deste país.