Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 13 de abril de 2013


Mãos sujas e corruptas...Interesseiras!
Literalmente Abandonado! Arruinado!
Ricardo Martins

Caramba! Estou tão apavorado, surpreso, impressionado negativamente, que nem sei por onde começar. Óbvio que o assunto é o estado em que se encontram municipios, estados e a administração federal, depois de 08 anos de governos anteriores e mais dois anos da nova gestão, excetonos  municípios que são de apenas 03 meses e meio.

Gente, tudo arrebentado! Literalmente arrebentado, reflexo do abandono e desinteresse do gestor público, que saiu de bolsos cheios, mas o povo, o cidadão e o contribuinte, este nada tem, de direito nem benefícios. Bem, vantagens e benefícios aqui apenas o bandido, o marginal das ruas ou os do colarinho branco.

No Brasil é o que se tem visto a cada dia, onde a corrupção e o mau caratismo do agente público e político predominam com absoluta, total e ampla cumplicidade de todos os poderes da república e também de grande parte das instituições democráticas, entidades públicas e de economia mista, além de grande fatia da sociedade organizada, onde prepondera o “empresário” sem  escrúpulos e os mamadores  habituais da têta. É um abdicar do decente, do íntegro e da administração eficiente e organizada.

Observe pequenos exemplos, péssimos, na verdade: As agencias reguladoras que deveriam regular atividades e mercados, além de fiscalizar os mesmos, atuam, na maioria das vezes, como cúmplices em cafajestadas, maracutaias, conchavos e acordos sujos, além de pactuar e compartilhar do desvio de dinheiro público, atuando diretamente ou indiretamente, ao não intervir ou fechar aos olhos para o que está acontecendo. Os legisladores, em todos os níveis, são realmente uns salafrários, aumentando ou reajustando seus próprios salários, já majestosos diante do salário mínimo brasileiro ou  reajustando e revendo valores de “ajudas e benefícios financeiros, por conta de suas funções e, o mais grave, estendendo estas vantagens a outros parceiros do mesmo crime, de outros poderes da República.

Entretando o pior de tudo não é isso, na real o que espanta é o governo federal arrecadar cada vez mais e isso não ser suficiente para investimentos adequados em educação, saúde, estradas, segurança, sistema prisional, portos, ferrovias, e outros. Todos os setores carentes ou sem as mínimas condições para operar. 

Na saúde as pessoas continuam sofrendo nas filas, estradas danificadas e esburacadas, segurança pública ZERO, sistema  prisonal ZERO, os menores infratores são os ”chefes do crime”, totalmente impunes, enfim. 
Todo este quadro herança de Lula e agora da Dilma, cadê as 500 UPAS,  dona Dilma? E os 21 presídios e 15 mil homens para a Polícia Federal, senhor Lula?

Esta é a mesma situação encontrada na maioria dos estados e municípios brasileiros: todos sucateados, abandonados, caóticos, deixados de lado. Falta tudo: pessoal, equipamentos, instalações, decencia e dignidade. Os governantes e gestores públicos dos governos anteriores estouraram com tudo, rasparam os cofres!

Santa Catarina é um exemplo disso, NADA, NADA, NADA funciona decentemente: Hospitais, escolas, unidades prisionais, enfim, nada funciona mesmo.

As escolas desmoronam, hospitais tem goteiras, salas cirúrgicas são fechadas, em hospitais infantis e especializados em oncologia, e ficam sem uso, pode isso?

Não existe pessoal qualificado em nenhum órgão público, os secretários e agentes do 1º e 2º escalões são todos frutos de nomeações políticas, consequencia de conchavos e acordos sujos.  E o mesmo acontece nos municípios, junte-se a isso ainda o despreparo no atendimento ao contribuinte, ao cidadão.  Prevenção e manutenção são palavrões e ações desconhecidas na gestão pública.

Olha, é de apavorar, repito, o que se tem  visto aqui em SC e nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, dentre muitos outros: os prefeitos anteriores simplesmente largaram tudo, da forma mais canalha possível. Inúmeras escolas caindo aos pedaços, a esmagadora maioria de hospitais sem condições nenhuma de funcionamento e atendimento ao público, e por aí vai...por todos os setores da economia o que se vê é caótico e infelizmente, real.

Não tem polícia, justiça nem se fala, agentes e peritos criminais, pessoal especializado para a saúde, inclusive médicos, os caras saíram e deixaram tudo ao Deus dará....literalmente arruinado.

Este também é o quadro que se encontra em nível de governo estadual, completamente arruinado pelo governo anterior, que atuou apenas politicamente, perfil do chefe do executivo da época e o atual governador Colombo, muito mal, na real, pessimamente assessorado, vai encontrando dificuldades imensas para tentar fazer algo, são dois anos e NADA!

É assustador o que está ocorrendo internamente no Brasil e nos estados e municípios, isso sem considerar a postura suja e indigna do empresário brasileiro que quer ganhar com tudo, sempre, todos os dias, seja com a seca, chuva, enchentes, descontos, redução de impostos, mas os preços, estes não param de subir. As margens e os lucros cada vez maiores, promoções e liquidações cada vez mais inescrupulosas, enfim.

Isto é público, é matéria dos noticiários da imprensa em geral, obviamente notícias e fatos com uma certa maquiagem, meio “em cima do muro”, mas o exposto aqui é o real, e isso é público e notório, não se trata de denúncia vazia ou postura política, é a real situação do Brasil e do nosso dia a dia.

Mãos sujas, desinteressadas e corruptas...O Brasil e seu povo querido, não merece isso!