Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011


"Mãos Sujas"

Ricardo Martins

Isso ocorre no Brasil há tempos, porém certamente nos últimos anos, por uma série de acontecimentos, ficou mais evidenciado. No governo do ex – presidente Lula, durante 08 anos, foram escândalos diários de toda a natureza: financeiros, políticos, contra o erário público, o tesouro nacional e também contra a pessoa, mas isso vem ocorrendo, na real, desde 1500, agravando-se nestes últimos 40 anos.

Muitos são os que estão enriquecendo ilicitamente em detrimento da população que a cada dia acumula mais dificuldades, necessidades e carências. 

Na real o Brasil vem, de tempos em tempos, de “mãos sujas a mãos mais sujas”, concentradas e encontradas fartamente, a meu ver, nos chamados 03 poderes da República e em grande parte da sociedade organizada e esclarecida, fatia que reúne todos aqueles que tiram vantagem da situação através de representatividade, prestígio, privilégio, benefício, amizade, parentesco e favor.

Para mim, entretanto, o mais grave vai além do desvio, do roubo, da corrupção e do corromper, dos crimes em geral e da impunidade, vai da falta de interesse público, da má qualidade na gestão e na irresponsabilidade institucional de funcionários públicos concursados, contratados, graduados, togados ou eleitos.

O descaso com a qualidade e a eficiência do serviço público é o maior crime que alguém pode cometer contra a pessoa. E no Brasil isso ocorre a todo instante, em todos os setores da atividade pública, em todos os municípios do país. ortanto, “os mãos sujas” estão por todos os lugares, cidades, estados e no cerne da federação.

E de forma lamentável a sociedade, em sua pluralidade, não discute os reais problemas dos brasileiros, suas necessidades e carências, o desrespeito e a humilhação que cada cidadão sofre todos os dias e a violência covarde e banalizada, ignorada por uma justiça medíocre, sem critérios, imparcial, abnegativa, vendida e irresponsável, que privilegia e beneficia apenas o poder, o dinheiro e o bandido, em detrimento de milhares de vítimas e de suas famílias.

Esta parte da coletividade prefere discutir sob a luz partidária ou endeusamento de algumas figuras, que também tem as mãos sujas, um pouco mais ou menos, mas as têm, pois a meu ver é tudo ”farinha do mesmo saco”.

Partidarismo que no Brasil inexiste, pois aqui não existem partidos políticos, já que os próprios integrantes os desrespeitam. Na real, o que existe são grupos políticos que se juntam por conta de interesses comuns, quase sempre escusos e que visam seu benefício próprio. E a massa critica discutindo sexo dos anjos e deixando os grandes problemas internos e cotidianos à margem. 

Observe que onde existe maior representação política a nível federal é onde estão concentrados os maiores problemas das populações, o Norte e Nordeste do Brasil. Regiões completamente abandonadas, em pleno ano de 2011, sem nenhuma estrutura básica. Uma vergonha!

A mim pouco interessa esse ou aquele político, desejo um LÍDER para este país, exemplar, competente, confiável. De mãos limpas e coração puro e justo.

Quero ver uma saúde pública decente, segurança pública efetiva, leis rigorosas e uma justiça séria e implacável com os infratores, de qualquer idade e classe social ou institucional. Uma educação ampla e consistente, oportunidades para todos, enfim uma vida digna e confortável para cada um dos brasileiros.

Que o cidadão seja tratado com o respeito merecido e, junto com sua família, seja protegido pela Lei e não refém dela e das forças criminosas. Que os serviços por que paga e muito caro, sejam revertidos em seu benefício e sua segurança.

O que o Brasil necessita e urgente é de pessoas de mãos limpas, alma imaculada e digna, caráter ilibado e vontade pública e coletiva a frente de seu destino.

Gente que leve o Povo a conquistar efetivamente seus direitos, pois deveres são inúmeros e as injustiças maiores ainda.

Há muito a fazer, algumas mãos sujas a lavar e recuperar outras, a maciça maioria, a isolar, extirpar do meio saudável da sociedade, não corrompida e não hipócrita, para que Brasil reflita seu melhor em seu Povo.

Essa deveria ser uma luta freqüente e cotidiana de todos os brasileiros de verdade.

5 comentários:

Marisa Cruz disse...

CARÍSSIMO RICARDO

SEMPRE PONDERADO E CONSCIENTE DE SEU PAPEL COMO CIDADÃO PATRIOTA E COM VISÃO SINGULAR DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: DO MAIS RICO AO MAIS POBRE PORQUE A POBREZA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO (SAN.BASICO, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA) ATINGE TODAS AS CLASSES, MESMO DAQUELES QUE TEM PODER FINANCEIRO PARA BANCAR SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENO.
VEMOS NO PODER PÚBLICO UMA INOPERÂNCIA CONSOLIDADA E DIFÍCIL DE SER SUPLANTADA PELOS VÍCIOS IMPREGNADOS DESDE O BRASIL COLÔNIA. E TODOS PAGAM ESTA CONTA!!!

Marisa Cruz

Carmen Regina Dias disse...

Eu também quero, sempre, um Presidente puro, honesto, idealista, (como Lula e Dilma) e que ainda assim saiba fazer a política que permita realizações em nome do povo, ao contrário por exemplo do que acontece nos EUA.
Obama náo fez patavina do que prometera.

E acredito também, como leiga, mas
como povo, que para atribuir ao Governo, onde sempre se lê Presidente, para atribuir a ele a
maracutaia centenária desse País, todos esses desmandos, essa luxúria de roubalheira, teria-se que dar
a ele autonomia para nomear Deputados, senadores, vereadores e até prefeitos.

Senáo, meu filho... esquece.
O Presidente tem feito o que pode
e até muito do que náo conseguiram
outros em seu lugar.

O buraco é bem mais embaixo.
Um exemplo é o tráfico de drogas >
quem sáo os cabeças?
O assassinato dos ambientalistas no PR ? quem são os mandantes?

E por aí vai, meu querido.

Que náo se elejam os corruptos.
E o Governo atingirá metas nunca
dantes realizadas.

Temos uma Presidenta magnífica.
Façamos por merecê-la.

Tuca/Marilda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tuca/Marilda disse...

Marilda diz: Todas as investidas políticas que observamos nesses 8 anos e meio, promovem um desaforo à cidadania e um descaso com o dinheiro público. Como reverter? Fazendo um seletiva e completa instrução política, num trabalho formiguinha, no dia-a-dia. Sempre visando do bem do BRASIL.

Anônimo disse...

Caro Ricardo:

Muy interesante post que comparto. Es evidente que toda sociedad cuando pierde el rumbo del profundo significado de los valores como algo objetivo, altera su funcionamiento olvidando el cuidado y el contenido que debe poner para que el ser humano represente en su dignidad el motor de todo lo realizable en esa sociedad. Es decir, errores intelectuales sobre el significado de ser humano, sociedad, valores... pueden llevar a una sociedad a contradecir la propia naturaleza del ser humano.

"Se dejó de saber qué es el hombre, y como se lo ve hoy pasar por transformaciones asombrosas se piensa que no hay naturaleza humana. Para unos, esto se traduce así: todo le es posible al hombre, y vuelven a encontrar una esperanza; para otros, todo le está permitido, y sueltan todos los frenos; para otros, finalmente: todo está permitido sobre el hombre: henos aquí en Büchenwald" (Emmanuel Mounier).
Un abrazo.

Dr. José Manuel Bautista Vallejo
http://www.investigalog.com
Rede Social para Conhecer e Compartilhar!