Contador de Visitas

Seguidores

domingo, 10 de agosto de 2014


A POLICIA FAZ O CIDADÃO REFÉM!
Ricardo Martins

O cidadão de bem, aquele que paga imposto, que se mantém na linha, como se diz popularmente, cumpre suas obrigações junto ao estado e se conduz de forma disciplinada em sua vida rotineira, sente-se inseguro e com medo da policia, principalmente daquela que é responsável pelo policiamento ostensivo, seja municipal, estadual e ou federal.

Na realidade este estado de coisas não é recente, mas nos últimos anos isso se tornou algo lamentavelmente corriqueiro e comum. Em todos os momentos em que este cidadão é abordado por um policial, seja em uma blitz, ou em qualquer outro procedimento externo, este se sente oprimido, como se o infrator fosse ele, o cidadão, e muitas vezes é a própria vitima.

É comum o policial ser truculento, mal educado e desrespeitoso ao se dirigir às pessoas em qualquer ambiente aonde, na real, deveriam orienta-las, esclarece-las ou informa-las, ao invés disso dirige-se a elas, como se estivesse se dirigindo a um marginal, um bandido, um criminoso, o que é lamentável e muitas vezes um tratamento exagerado e exacerbado.

Isso certamente se dá por duas ou três causas: O mau recrutamento, a seleção inadequada e a ausência de treinamento apropriado, direcionado ao policial, além do péssimo exemplo originado dentro do serviço publico, em geral e na gestão publica desinteressada e incompetente que existe hoje em todo o Brasil, e em todos os níveis de governos e assemelhados. 

E também por que os governos não tem interesse em ter uma Policia bem treinada, bem paga e simpática ao povo em geral. 

Qual governador, prefeito e mesmo Presidente da Republica tem interesse nisso, quando você vê algum movimento em direção a isso, uma policia com bons modos, bem preparada, eficiente e competente?

A impunidade, a falta de comando e de orientação estratégica e pontual também contribui para este estado de coisas, isso para os comandos em geral, virou algo rotineiro, e ai a policia aborda mal e acaba matando inocente, como já aconteceu em vários casos, em inúmeros estados e municípios, e nada acontece, ninguém corrige isso e a impunidade mantem nas ruas policiais inconsequentes, irresponsáveis e despreparados para a sua missão. 

Outra coisa importante que falta é um plano de carreira, salários, benefícios, plano de seguros e pensão sérios e bem definidos para o policial, que é mal pago, e tem que se esconder, ao invés de residir, em moradias pobres e comunidades perigosas.

É imperativo um treinamento básico e detalhado ao policia a fim de que ele identifique um cidadão e saiba diferencia-lo de um marginal, tratando-o como deve ser, com educação, respeito e consideração, pois é ele, o cidadão que paga seus salários, via impostos. Se este infringir a Lei deve pagar como qualquer infrator, mas se é inocente, ou vitima merece um tratamento respeitoso e formal.

Isso é o mínimo que a sociedade esclarecida deve exigir de um policial em serviço!


2 comentários:

Valquiria Mauro disse...

Mais um excelente texto, e um grande #FATO!!!! Parabéns Ricardo Martins!!!

Valquiria Mauro disse...

Mais um excelente texto, e um grande #FATO!!!! Parabéns!!!!!