Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013


Tábua das Leis!
Constituição Federal
Ricardo Martins

Trata-se da “Carta Magna de um país”, do tratado de direitos e deveres de toda a população, de todos os cidadãos, seus direitos e deveres, enfim, uma somatória de leis que deveriam balizar o desenvolvimento pessoal, social, econômico e a segurança de cada um dos brasileiros, propondo-lhes educação, saúde, oportunidades e outros requisitos ao seu bem estar, justiça igualitária e desculpem e redundância “justa”, decente, ética e respeitosa para com todos, sem exceção, onde a pessoa e seus familiares fossem o foco principal, o objeto direto de sua proteção e propulsão ao progresso e ao desenvolvimento seguro, sustentável e eficiente. Contudo, será que é assim? A Constituição realmente, efetivamente, está voltada para os interesses das pessoas, cidadãos, do povo e do Brasil? Protege? Impulsiona de forma segura ao futuro, ao progresso? É clara e objetiva? Resumida e pontual? Está atualizada e modernizada, adequada aos tempos de hoje? Penso que não, sua última atualização, sob a ótica do político e da política nacional foi feita em 1988, portanto quase 25 anos, e repito, sob a ótica e o interesse da classe política que apenas se degradou nos últimos anos, promovendo escândalos financeiros, negociatas e roubando os cofres do Brasil literalmente e de forma inimputável, ou seja, ninguém é punido por isso, legislam e decidem em causa própria desavergonhadamente, aumentam salários e benefícios, enriquecem a custa do povo, que perece em um salário mínimo de fome.

Recentemente , quando do julgamento pelo STF da ação do chamado ”mensalão” isso se evidenciou, tamanhas foram as contradições encontradas, sob a “pena” que escreveu a Constituição de 88, que além da perda de tempo, propiciou debates direcionados a cada interesse levantado, isso constata o contraditório, o incompleto, o desatualizado que se encontra a atual Constituição, emendada, remendada, costurada, enfim, fora da ótica que interessa ao cidadão brasileiro e ao país com toda a certeza.

Na real a Constituição segue a linha dos demais Códigos de Leis do Brasil, funciona pra inglês ver e apenas para aqueles que detêm o poder e $$$$$$.

O pior é que se não se vê interesse em rever isso de forma ética, decente, moral, eficiente e objetiva, pois desta forma os interesses do povo estariam em primeiro lugar e os poderosos e as autoridades, políticos e assemelhados estariam à margem desta e de seus interesses.

Em muitos países a “Carta Magna” tem poucos artigos, estes são claros, defendem os interesses do povo e da Nação, punem com rigor quem infringir a Lei e a Ordem, enfim propõe oportunidade para todos, dá poderes a estados e municípios de forma a que organizem sob a sua própria visão e objetivos. Aqui não, um “elefante branco”, todo machucado por emendas que em nada, repito, beneficiam o povo, arcaica e démodé!

Por exemplo, por que ainda a federação, o governo federal, mantém em suas mãos e posse a maior parte dos valores de impostos e tributos arrecadados brutalmente, diga-se de passagem, dos bolsos do contribuinte? Por que não é o inverso, estados e municípios com a maior parte, cada um administra o que é seu? Por quê?

Por que não se elimina tantas instancias jurídicas, benefícios e privilégios ao bandido e ao criminoso em geral? Por que o Código Penal não pune exemplarmente e com rigor quem infringe a Lei, menores infratores contumazes e irrecuperáveis, políticos, assemelhados, agente públicos em geral, que matam por nada, roubam os cofres públicos e enriquecem a custa do $$$ do povo?

Vocês têm idéia do que este país arrecada? São TRILHÕES de reais, e bota TRILHÃO nisso, e pra onde vai este dinheiro? Para a educação, saúde, segurança pública, sistemas viários, alternativas de transportes, projetos de moradia decente e justa para o Povo, sistema prisional digno, forte, seguro e moderno? Não, vai direto para o bolso deles, de todos eles, os criminosos de gravata e do colarinho branco e nos últimos tempos, elas, mulheres ou assemelhadas, de saia, calças compridas, terninhos, enfim, corruptos e corruptores que permeiam desonestamente por toda a sociedade brasileira.

Não mudam, refazem, atualizam, modernizam, acrescentam dignidade, moralidade, respeito, direitos e justiça por que NÃO QUEREM, não existe interesse em fazê-lo!

Na real, prá eles, é melhor deixar assim, pois o leigo não entende e não questiona, é a política do fazer por fazer, do interesse próprio e da ignorância coletiva. Nisso se transformou o Brasil e é muito triste de se ver.
Apenas o povo, o eleitor e o cidadão de bem podem mudar este estado de

6 comentários:

Valquiria disse...

Eu te pergunto quem colocou este povo lá no governo? Quem reelegeu José Sarney? José Genoíno? Eu não fui com toda certeza, então cada povo tem o governo que merece, essa é minha opinião. O povo ñ é respeitado, pois não se dão o devido respeito a si próprio! Se dessem não colocariam no poder esse povo que esta lá.

Rosemeire Silvério disse...

No meu ponto de viata a nossa"Costituição" esta sendo deixda de lado não estão cunprindo como deveriam pois ela foi feita para garantir os nossos direitos fundamentais . Lembro-me do momento em que foi anunciada 1988, muita festa era o começo de um novo tempo onde teriamos direiros e deveres mas vejo que tudo se perdeu com o tempo temos mais deveres do que direitos ,somos contantemente tratados com indiferença pelos nossos Politicos que pouco fazem pela população que os colocou la no Congresso.Mas o povo deveria aprende a usar o seu direito de voto ,enquanro não souber votar isso vai continuar .Dis A "Contituoção" que temos direito a Educação , Saude, Moradia entra outras coisa ,mas não vejo nada disso acontecer . Ate quando vamos ficar sentados vendo tudo acontecer e nada fezer ,o Brasileiro tem que acordar pra realidade dos fatos pois estomos caminhando pro caos total violencia , corrupção , e falta de vergonha na cara de muitos dos POLITICOS VAMOS ACORDAR BRASIL!!!

lilisou disse...

È meu caro escritor, nós merecemos merece uma revisão na nossa constituição..Pois deixa muito a desejar, ou seja não se cumpre..

Laudi disse...

Sinceramente não tenho base de conhecimento sobre todas as leis que formam a Constituição do nosso país. Mas até onde conheço, percebo que a Constituição é bem formada, o problema não está nela, está em outros aspectos, como vc tão bem descreveu... Supostamente nossas leis atendem a todas as nossas necessidades. O papel atende. Quem não cumpre é o governo. Penso que onde deve haver mudanças é nas pessoas que estão encarregadas de fazer valer a Constituição, e não no código em si.
Parabéns pelo texto e obrigada por compartilhar!!

semmedoevarrendoasujeira disse...

Na minha opinião a Carta Magna brasileira (bonito nome) não tem nada de grande e deveria ser chamada de Carta Mignon pois ela é do tamanho daqueles que a fizeram, ou seja: pequenina, rasteira, débil e sem noção.
Temos que rever os moldes e vê quem deve fazer a Constituição.
Os deputados não representam o povo, e sim somente a eles.
Por que então delegar isto a eles?
Mudanças e mudanças já.
É a sugestão.

Regina disse...

A nossa constituicao é mais um livro esquecido na estante... Parabens pelo seu blog gostei muito vc é muito inteligente e um homem sensivel tambem... Meu nome e regna Gomes meu @ mail É Regina.Gomes01@bol.com.br bjs bjs