Contador de Visitas

Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012


Atos Extremos e Cruéis!
Ricardo Martins

O que leva um indivíduo a cometer atos extremos contra seus semelhantes, atentar contra a Vida de pessoas próximas ou de entes queridos e amados e contra si próprios?

Isto tem acontecido com freqüência absurda e de uma forma surpreendente nos últimos tempos, No Brasil tirar a Vida do outro a cada dia está mais banalizado e por motivos ou justificativas egoístas, mesquinhas, passionais, triviais, por exemplo, “matei porque ela não queria reatar o namoro/casamento comigo” ou “ele me devia dinheiro, R$ 50,00” ou “era um vizinho muito chato, meio entrão”. Parece brincadeira, não? E estas mortes premeditadas, TODAS com requintes de crueldade, bárbaras, monstruosas, brutais e lamentáveis!

Isso sem observar os assaltos à mão armada, os latrocínios (roubo seguido de morte), as mortes por “encomenda”, crimes contra idosos, crianças e adolescentes, enfim, a coisa está cada vez pior, eu diria incontrolável!

E de onde vem tudo isso, por que isso tem ocorrido?

Do inconsciente das pessoas massacradas pelo cotidiano, da loucura coletiva? É possível que sim, porém afirmo, sem medo de errar, que a pior influencia é a IMPUNIDADE e o mau exemplo, assim como a permissidade da Lei, o desinteresse das autoridades, a má gestão pública, a infidelidade da classe política, dos legisladores, dos governantes, com seus compromissos públicos de mandato e grande parte também por conta de um judiciário que não promove justiça e não tem mais nenhum compromisso com o direito e a proteção do cidadão de bem.

Observe comigo, se inúmeras quadrilhas estão instaladas nos 03 poderes da República, há pelo menos 10 anos, enriquecendo a custa do dinheiro público, sem nenhuma punição e totalmente à vontade. Se o menor de idade rouba, trafica, seqüestra, mata friamente e nada lhe acontece, juízes e desembargadores vendem a Toga, protegem o bandido, se auto beneficiam com vantagens financeiras e corporativas em suas atividades profissionais e enriquecem ilicitamente, enfim, se a classe política a cada dia reivindica ou arma conchavos a fim de, por meios sórdidos, se manter no Poder, se não existe interesse em modernizar, as leis, rever o código penal pra valer, eliminando benefícios e privilégios em geral, se não querem humanizar e tornar mais amplo e seguro o Sistema Prisional, se a cada dia acontece um escândalo financeiro, caso de roubo mesmo, envolvendo enormes quantias nas altas esferas do comando do País, como exigir do cidadão massacrado e desequilibrado por este dia a dia, por tanta sujeira e injustiça, coerência e postura correta? Difícil!

Certamente toda esta situação calamitosa leva a pessoa mais simples a praticar atos impensados e com conseqüências sem tamanho. Evidentemente que o uso de drogas, que tem seu tráfico liberado, pois a maioria dos traficantes está nas ruas e não na cadeia, eles e quem os protege,  isso também tem influenciado estes crimes banais e violentos, assim como o desequilíbrio emocional do indivíduo, o stress, enfim, mas que a IMPUNIDADE é um dos fatores que influencia isso, não tenho nenhuma dúvida.

Maior rigor nas leis e bons exemplos certamente teriam reduzido este quadro em muito nos últimos anos e hoje acredito piamente que os reflexos seriam totalmente diferentes e os índices de criminalidade em geral, além dos atentados as pessoas muito menores.

Portanto, também o Estado, as autoridades, governantes e gestores da atividade e do setor público são culpados e responsáveis por este lamentável e triste estado de coisas que permeia o Brasil e dilacera famílias, tornando crianças órfãs e muitas vezes abandonadas à própria sorte.

3 comentários:

decicote disse...

Caro Ricardo.

Concordo totalmente quando diz que a raiz da maior parte dos crimes violentos é a impunidade. Infelizmente, mais de um terço do nosso parlamento está envolvido em crimes de alguma espécie. Não se pode esperar que farão leis mais duras se eles próprios se prejudicariam.

Marisa Cruz disse...

CARO RICARDO

PREFEITO!!!
IMPUNIDADE NÃO ATINGE APENAS OS 3 PODERES DE UM GOVERNO MAS QUALQUER INDIVÍDUO DE MÁ ÍNDOLE QUE SABE QUE PODE ROUBAR, MATAR, SER CONDENADO QUE SAIRÁ POR BOM COMPORTAMENTO NAS FESTAS ANUAIS E NUNCA MAIS VOLTARÁ.

Marisa Cruz

ceciliacalmeida disse...

Discordo apenas quando o senhor diz "também o estado", eu digo: SOBRETUDO o Estado e atuais (des)governantes são (ir)responsáveis! Infelizmente!