Contador de Visitas

Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Circo dos Horrores


Por Bruna Moraes

A política exercida em nosso país pode muito bem se comparada com um circo. Sim, um circo. Palhaços, malabaristas, platéia, mágicos e ilusionistas.

A platéia chega e senta-se para esperar pelo espetáculo com grande expectativa. O que virá a acontecer durante a próxima hora de espetáculo? As luzes se apagam e o apresentador inicia com um animado “Respeitável público”. E na política, é tudo tão respeitável assim? A primeira apresentação será dos ilusionistas. Como no picadeiro, os políticos tem a missão de subir ao palanque e mostrar ao público uma bela performance. Usam de diversos artifícios para conquistar o público, que os aplaude com orgulho e admiração.

Os malabaristas brincam e equilibram seus malabares, assim como os políticos brincam e usam as pessoas até o fim da campanha. Depois de conquistada a platéia e as eleições ganhas, começa o show de mágicas. Um pouco de dinheiro somem de cofres, magicamente os salários dos políticos aumentam, mansões se materializam.

Enquanto isso, a verba para educação, saúde e segurança some também. A platéia ainda continua a aplaudir e mais mágicas acontecem. E, como grand finale os hilariantes palhaços. Aparecem no picadeiro tentando mostrar-se útil em alguma coisa, mas sempre com cara de “palhaços” e todos os demais rindo deles.

Você não achou que o povo era a platéia, não é?


Bruna Moraes Vicente - 15 anos - Natural de Tijucas SC

Estudante de Saneamento


IFSC - Fpolis

3 comentários:

Cenas do Cotidiano Ricardo Martins disse...

Sua atenção por favor:

Postei em meu BLOG o texto da jovem tijuquense Bruna Moraes por considerá-lo pertinente, atual, real e criativo. Espero que apreciem e estimulem a jovem Bruna a continuar escrevendo com esta consciencia de brasileira indignada com apenas 15 anos de idade. Parabéns!

to-deolho disse...

CARO RICARDO

LULÂNDIA E SUA CONTINUIDADE UM SHOW PIROTÉCNICO, CRIADO ENTRE 4 PAREDES NOS ESCRITÓRIOS DE MARKETING E A CADA INTERVALO O CANTO DA SEREIA PARA EMBEBEDAR O POVO!!!!!
JOVENS NA TENRA IDADE JÁ CONSCIENTES DO BRASIL REAL!!!!! PARABENS A MENINA-JOVEM BRUNA POR JÁ EXPRESSAR O QUE MUITOS ADULTOS AINDA TEIMAM EM NÃO VER!!!!!!

Marisa Cruz

Anônimo disse...

O texto de Bruna reflete o verdadeiro conceito que se tem de alguns políticos neste país. Infelizmente em virtude das mídias que sempre procuram reproduzir o que é imposto pelo Estão, a grande maioria da população, desconhecem o verdadeiro conceito de política.
Política, no sentido literal da expressão quer dizer o povo com lutando pelo seus ideias: casa, comida, emprego, escola, lazer...isto é política. Agora quando nos referimos nos representantes dos poderes Legislativos (vereadores, deputados, senadores,(Executivos) presidente,governadores e prefeitos denominamos de geo-política. Meus parabéns Bruna. E contine a exercitar a escrita. Pois escrever não é dom. Escrever bem é só por meio de exercício.