Contador de Visitas

Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


A Grande e Irresponsável Farra!
Ricardo Martins

No Brasil, desde seu descobrimento, impera o jeitinho, o benefício, o privilegio, a imunidade, o recurso, o excepcional, o interesse pessoal ou corporativo, por tudo isso, via de conseqüência, a corrupção, o corruptor, o corrompido, o conchavo, a negociata, os acordos escusos abandam e proliferam. E como a ética e a moralidade aí não se encaixam, instala-se absoluto o estado de impunidade e o estímulo a continuação de desvios, fraudes e roubos do dinheiro público, do povo, e que deveria ser aplicado em de acordo com suas carências e necessidades.

Isso ocorre a partir do envolvimento do mais simples e nada representativo funcionário público municipal até as mais altas esferas da República e seus mais significativos e importantes representantes, sem esquecer dos setores representativos da sociedade organizada, onde permeia a pura vigarice. Em outras palavras, desde o bagrinho que atende o balcão na repartição do município até os grandes salões e gabinetes estrelados de Brasília, no legislativo judiciário e executivo nacional. Desde um misero atendente até o Presidente da República. Todos, quase sem exceção, praticam ou estimulam a corrupção e o roubo ao bolso do cidadão de bem e decente deste país.

Entre escândalos dos mais indecentes e imorais, a farra com o erário, o dinheiro do Povo, é diário e permanente, ficou mais evidente nestes últimos 08 anos, simples coincidência, em parte sim, mas vem dos tempos, do desrespeito as Leis, que até existem, mas por eles mesmos que a criaram são desrespeitadas na maior cara de pau!

Vide o caso das aposentadorias de ex – governadores e ex- presidentes, que passa inclusive na forma de herança para descendentes destes, e isso certamente, não é privilégio desta classe abandonada pela sorte, tão desprotegida, obviamente acontece no legislativo e no judiciário também, com a mesma intensidade e representativo volume de dinheiro. Uma pouca vergonha!

Na realidade isso não passa de mais um dos conhecidos escândalos financeiros que caracteriza o desvio de dinheiro público para fins de benefícios próprios.

E os ainda desconhecidos?  E os 16 bilhões que foram gastos pelo governo LULA em viagens ao exterior? E os gastos com cartões corporativos? Despesas com diárias, combustível e alimentação? E o excessivo e inchado serviço público, municipal, estadual e federal, que gera uma folha impagável? E os serviçais e atendentes pessoais, nos vários tipos de residências “oficiais”? Veículos, enfim? Ah! Quase me esquecia, os auto - reajustes de salário, ato comum também em todos os Poderes. E por aí vai!

Imagine isso apenas nos últimos 08 anos e multiplique por três, os poderes da república! Quer ir mais longe um pouquinho? Retroaja até o ano de 1500.

Uma vergonha, uma barbárie, uma indecência, uma imoralidade, uma canalhice, uma patifaria, enfim, e o pior a quem recorrer? Se todos ou uma grande maioria, inclusive setores importantes da sociedade, estão envolvidos até o pescoço? Beneficiam-se disto? É o caos! E Povo assistindo, de braços cruzados, sentados em cima da hipocrisia e de uma máscara descomunal, coniventes e cúmplices. Uma pena!

Infelizmente, a farra irresponsável com o $$$$ público é ampla, geral e irrestrita.

5 comentários:

Cíntia Bruno disse...

Infelizmente o tal "jeitinho brasileiro" ainda está incluso na nossa sociedade. Uma pena.

blog do dr marco sobreira disse...

Comungo com sua indignação amigo, a corrupção em nosso País infelizmente é cultural e será preciso gerações inteiras com nova mentalidade para se mudar esse estado de coisas. É a famosa "lei de Gerson", lembra? àquela de se levar vantagem em tudo. Precisamos começar a mudar, não há tempo a perder. Grande abraço.

Unknown disse...

Mas alguma coisa deve ser feita de forma urgente. Blogueiros cientes e responsáveis deveriam se unir a começar um manifesto contra tais abusos. Eu me incluo entre eles, não tomo a rédea do negócio por falta de tempo mas se existir, quero colaborar.

Gostei do espaço, voltarei mais vezes. Abraços

Anônimo disse...

Fico enlouquecida com os desmandos no Brasil. Nem sei mais se tenho "algo" a fazer a respeito. Já penso que não verei nosso país no rumo certo, tudo só piora. Pior quando vemos alguém como o senador Alvaro dias que ontem no Twitter disse que quando foi governador lutou CONTRA as aposentadorias mas nada conseguiu por falta de apoio. Ora! Como governador ele nada podia fazer mas como senador sim! Esqueceu?
Todos bandidos.

Nadiavida disse...

Corrupção no Brasil está tão banalizada que mtos dos cidadãos acha burro o político que não "rouba". E o tal do jeitinho brasileiro? É de uma falta de gentileza espetacular.... r Pessoas furam filas de transplantes e contam vantagem, como tive o desprazer de ouvir dias atrás.... Escândalos tamanhos.... Quanto à assistir de braços cruzados não generalize..... Tá difícil querido! às vezes olho pros lados e me sinto sozinha.... Adorei o texto... Recomendo! Abraços