Contador de Visitas

Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A DROGA é uma droga!


Por Ricardo Martins

“Cada dia que passa mais jovens e até crianças estão envolvidos com as drogas!”

Infelizmente esta é uma realidade da qual não se pode fugir, certamente este é o “mercado” que mais cresce entre as crianças, jovens e adolescentes e muitos são utilizados como soldados do tráfico e além de consumirem ainda recebem “salário” para cuidar da “boca!”, alguns, em bom número, sustentam as suas famílias com o resultado do seu “trabalho”. Isso se dá mais em comunidades carentes ou favelas situadas dentre os morros nas varias capitais e principais cidades brasileiras.

Santa Catarina, lamentavelmente é uma das lideres neste “setor” que deteriora a família e a vida de muitos catarinenses entre 12 e 22 anos, o crack é o maior responsável por todos estes danos, uma droga pesada que rapidamente destrói o sistema nervoso central e provoca convulsões e aos poucos leva a morte.

Infelizmente em Tijucas e por todo o Vale a situação não é diferente, pelo contrário é alarmante e crescente! Itajaí e o litoral catarinense são outros pontos de intensa atuação do tráfico de drogas.

Como reprimir? É uma das perguntas mais comuns entre as pessoas de bem, quer sejam, familiares de drogados, autoridades policiais, juristas ou educadores e a resposta unanime é: mais rigor na lei, concentrando a policia a destruir os núcleos de comando destas organizações criminosas onde proliferam o tráfico e os traficantes e prendendo os verdadeiros chefes do tráfico que estão entre “personalidades da mais alta sociedade e representatividade da vida pública e empresarial brasileira”, as chamadas “Celebridades do Tráfico”!

Esta seria a vertente punitiva, ou seja, cadeia por longo tempo para os “Coronéis do Trafico”, gerentes, encarregados e seus subalternos.

Paralelamente a isso outro caminho deve ser percorrido com dedicação, muito trabalho, paciência e urgência, a proliferação dos Centros Especializados em Recuperação de Drogados e Alcoólatras.

A criação ou ampliação de centros com esta finalidade e objetivo é premente por todo o Brasil e de forma prioritária em SC. Nestes locais além do programa de recuperação deve acontecer o preparo da reintegração do usuário a sociedade através de um processo de ressocialização amplo que passa pela recuperação de sua saúde psíquica e física e sua readequação aos conceitos sociais e as convenções previstas no inter-relacionamento pessoal e das comunidades.

Este é um assunto que requer soluções imediatas, mais que isso, urgentes! E obviamente deve ser prioridade nos planos de governo, a nível federal e estadual, que deve agir como principal fonte de projetos, recursos técnicos, logísticos, de pessoal especializado e investimentos financeiros.

Prender os grandes “comandantes”, pensadores, planejadores, organizadores e investidores do tráfico de drogas e os mega- traficantes é urgente e hiper necessário, porém tão urgente ou mais é cuidar de forma adequada e consciente do usuário, do doente consumidor de drogas e de álcool

Isso é um problema gravíssimo de saúde pública e deve ser tratado prioritariamente e com responsabilidade social.

2 comentários:

Maria Amora disse...

Ótimo artirgo, com tema que devemos discutir. Por na pauta de toda a sociedade.
Claro, precisamos recuperar usuários com urgência e solucionar com o uso da Inteligência, o tráfico.
Mas é preciso cuidar da educação básica das nossas crianças, com qualidade, formando cidadãos, único meio de progredirmos em toda e qualquer direção.
Precisamos urgentemente salvar todas as nossas crianças.

Dr. Alex Mendes disse...

Sem dúvida alguma os problemas das drogas no país, além de ser uma questão de segurança pública, há muito se tornou um problema de saúde pública
É público e notório que a sociedade atual, vem sofrendo com este problema que cada vez mais toma força e arrasta a nossa juventude (principal vítima das drogas)para um abismo muitas vezes sem volta.
A sociedade anseia por uma resposta do poder público no sentido de reprimir o tráfico e tratar quem já se deixou levar por ele. certo é que o governo tem que tomar medidas drásticas para implementar o custeio de tratamento dos viciados, garantindo-lhes que ao término do tratamento, as drogas passam a ser encaradas por quem conseguiu livrar-se dela, como uma droga mesmo!