Contador de Visitas

Seguidores

terça-feira, 13 de abril de 2010


Presídio de Tijucas, novamente em cena!
Ricardo Martins

Presídio 01
Rafael Rabaldo Botan, Juiz da Comarca  de São João Batista declarou textualmente a imprensa: "quando se trata de sistema carcerário o Estado tem sido omisso", recentemente tivemos que apelar duramente a fim de transferir da cela da Delegacia da cidade, 02 elementos que entre outras coisas tentaram a fuga do local, disse o Juiz Botan. A situação é gravíssima e o novo Governador deve ter a segurança pública e o sistema prisional como prioridade zero.

Presídio 02
Que a situação do sistema carcerário de SC é caótico e esta abandonado pelas autoridades competentes não é novidade para ninguém. Que o Presídio de Tijucas é uma bomba relógio e vai explodir a qualquer momento também não é novidade alguma, afinal são + de 350 detentos quando a lotação é de apenas 120. A pergunta que não quer calar: Quando explodir vai sobrar para quem, de quem será a responsabilidade? Certamente vai ter muita gente tirando da reta. Capaz de sobrar para o recente nomeado Gerente da Unidade.

Presídio 03
Dos 350 detentos mais de 60% com certeza são de outros municípios catarinenses e de outros estados. Por isso não tem vagas para os presos daqui, estes tem que ficar em celas simples, sem nenhuma segurança, nas delegacias locais. O DEAP, órgão estadual que deveria gerenciar este setor, através de seus diretores, discursou a exaustão, de quem ouvia, "vamos remanejar os presos de outras comarcas e assim abrir espaço aqui"! Até hoje e a coisa continua como dantes no quartel dos Abrantes

Nenhum comentário: