Contador de Visitas

Seguidores

sábado, 10 de abril de 2010

Carta a um amigo!
Ricardo Martins

Caro Léo, Tijucas tem todos os problemas de uma grande cidade e soluções de cidade pequena Como gostaria de estar dizendo o contrário, de coração! Agora um assassinato de policiais, às claras, inicio da noite, em frente ao Colégio, alunos nas ruas por toda a parte, pessoas expostas ao tiroteio e depois, afirmam alguns, tiros no transformador de energia para dificultar a perseguição e facilitar a fuga. Que tempos são estes? Penso que é a soma do total desinteresse e irresponsabilidade, dos envolvidos politicamente, em todos os níveis e representatividades da República, assim como da sociedade organizada e que pensa, como um todo. E a meu ver, isso ocorre há tempos, não é culpa apenas dos que agora, que também pouco tem feito a respeito, estão à frente da administração municipal, estadual ou federal.

E onde arrebenta? Na população, certamente! Origem e causa, além do citado acima? Na impunidade que alimenta e engorda o crime em toda a sua extensão, desde o mais simples infrator até aqueles que usam gravatas caríssimas e pagas com o dinheiro do Povo, via de regra.

Competente, admirável e atento colunista, redirecionando o assunto para Tijucas, nossa querida cidade vive, infelizmente, repito, situações gravíssimas e que exigem ação e soluções urgentíssimas. Observe tem por aqui acontecido todo o tipo de crime, assassinatos, latrocínios, assaltos a mão armada, seqüestro, roubos, furtos, invasão de residências, tráfico de drogas, desmanche de veículos, contrabando de peças automotivas e agora o crime contra os policiais e contra a Policia, contra a repressão, este deve ser um dos motivos, creio eu, apesar de considerar também outras hipóteses. Na real, prezado Léo, o que se tem feito, além do empenho policial para minimizar estes acontecimentos? NADA! Muito discurso e pouca ação. O Povo está exposto a tudo, desprotegido e o pior, assustado!

Digo, de forma repetida e enfática, que enquanto os governantes empurrarem com a barriga as soluções, vide as tragédias recentes no país e no mundo, nada se resolve, a tendência é continuar a conviver com o pior. A Lei, principalmente o Código Penal, está desatualizada e cheio de privilégios, benefícios e instâncias, e o mais grave é mal aplicado, o sistema prisional caótico e indigno, as policias mal preparadas, mal equipadas e sem efetivo, vide o acontecido, policiamento ostensivo dentro do carro? Não existe gestão de qualidade, nem interesse real pela coisa pública, o serviço público é muito ruim e não há um planejamento adequado que vise políticas públicas aplicáveis com possibilidade de êxito e erradicação dos problemas existentes. Exemplo local? O que estão esperando para urbanizar o Jardim Progresso, em Tijucas? Que venha a se transformar em uma grande e incontrolável favela?

Caro amigo! Colunista dos mais sensíveis, perspicaz e imparcial observador, este é o quadro, com minhas tintas e visão. Gostaria, repito que fosse diferente, mas não é! Pelo menos e como tento fazer sempre, não me preocupo apenas em criticar, como alguns fazem questão de enfatizar distorcendo os propósitos, deste simples mortal, profissional da noticia e inquieto cidadão inconformado com a inércia de quem deveria agir, pois são pagos para isso.

Cabe a nós, desde o mais modesto, como este seu par, até o mais experiente e reconhecido articulista e construtor da opinião, a responsabilidade de se empenhar cobrando soluções em favor do seu irmão brasileiro e das pessoas em geral, que viva em qualquer parte deste maravilhoso Planeta.

Que DEUS nos Vida com saúde e sabedoria para isso!

Com meus respeitos

Ricardo Martins

Nenhum comentário: