Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2015


RETRATO DO BRASIL!
Ricardo Martins

Sabemos todos do potencial do Brasil, de toda sua pujança, riquezas e possibilidades, com um litoral com quase 10.000 km é na realidade um país continente.

Considerando a Amazônia e toda a sua diversidade o Brasil é um tesouro do Planeta, todavia sabemos também o tipo de “povinho”, de gente que por aqui habita e não é de agora, “gente” que em sua grande maioria quer apenas usufruir e se auto beneficiar da situação e do momento, aqueles a quem chamo de “mamadores da teta”.

E a partir somente destas considerações é possível traçar um Retrato do Brasil, lamentavelmente em tons de cinza, não em nítido e claro preto e branco, que seria tecnicamente perfeito, nem colorido como seus raios de SOL.



Há anos, certamente há séculos e mais recentemente de forma contundentemente e descaradamente abandonada, esta grande nação é esmagada por uma classe politica caracterizada pelo exacerbado desejo de poder e dinheiro, por seu total e vasto desinteresse e desleixo com a causa pública e as Leis, que até existem, mas, sempre incompletas, indefinidas e direcionadas ao próprio beneficio de quem as produz e executa, ou privilegiando poucos, principalmente o marginal o bandido, o criminoso de qualquer estatura, social, financeira ou representativa.

Na real, estas pessoas de “humanos” nada tem!

E nisso não existe diferença entre o poder legislativo, o poder executivo (que é o gestor) e o judiciário, todos igualmente empobrecidos de caráter e apodrecidos pelo mar de lama em que se encontram, apesar de seus integrantes não se abalarem com isso.

É importante neste instante não esquecer daquilo que chamo de “banda podre da sociedade”, composta por empresários de péssima índole e funcionários públicos uns verdadeiros aproveitadores do viés público.

Este quadro, real e factual, retrata a inoperância do Estado, o desinteresse de seus integrantes, de seus lideres e gestores, sua incapacidade, seu despreparo e destaca lamentavelmente a volúpia destes em violar e usurpar valores dos cofres públicos e dilapidando tesouros do povo. 

E isso ocorre em todos os níveis e nas inúmeras corporações e hierarquias, amparados por um conjunto de leis inexpressivas e ineficientes que apenas propõem, como já citado, benécias ao infrator, que a todo o momento sente-se protegido, pela impunidade.

O Brasil tem leis? Sim! Milhares! Todas, ou quase todas incompletas, feitas em cima das pernas, principalmente nos últimos 50 anos e o pior mal aplicadas, nada definem de verdade, são paliativos, e direcionadas ao interesse do Estado, governos, parlamentos e setores podres da sociedade civil. E pouco pune, não são aplicadas exemplarmente, trazendo prejuízos e reflexos negativos ao cidadão de bem, que se torna vitima e refém destes verdadeiros bandidos de terno e gravata que detém o poder no Brasil.

A par disso tem-se ainda a falta de qualidade e a incapacidade da gestão que advém dos Palácios de Governo, Congresso Nacional, Assembleias, Câmaras, Tribunais e Centros de administração chamados de “repartições oficiais” infestadas de integrantes, pobres que ficaram ricos e super assalariados, os chamados “servidores públicos”, todos cercados de imunidades e prerrogativas, legais e materiais e que na real deveriam estar a serviço do Povo.

Um país rico como este, que está a ser roubado a centenas de anos, ainda está de pé, sem nenhuma estrutura básica: educação, saúde, segurança, sistema prisional, um país aonde seus gestores nada investem na recuperação de drogados, doentes, viciados, idosos e outros e não aprimora a mobilidade urbana, o saneamento básico, as rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, a agricultura e agora ultimamente o sistema hídrico e outros tantos indispensáveis ao bem estar de todos, e o pior ignoram a necessidade de se preservar a Natureza e seus movimentos.


É uma pátria carente em tudo por irresponsabilidade total do Estado, este sim antro dos verdadeiros criminosos e dizimadores da Sociedade decente brasileira.

A situação atual é um verdadeiro retrato do caos, do abandono, do desinteresse, da incapacidade administrativa, legislativa e da magistratura, (que esta infestada por incompetentes, vendidos e bandidos togados, inclusive nas altas esferas deste Poder) da corrupção e da ação de corruptores que tem em um ex- cidadão chamado Lula, assim se diz, publicamente, seu maior mentor e fomentador.

Vide recentemente esta tragédia, que era anunciada há anos, em MG, na cidade de Mariana e arredores, aonde tudo se perdeu, vidas, moradia, bens pessoais, por pura negligencia, desinteresse e irresponsabilidade de todos os envolvidos.

Da Mineradora? Certamente! Do Ministério de Minas e Energia? Certamente! Do Governo Federal? Da Dilma? Do Lula? Sim! Certamente, a meu ver, todos cumplices e criminosos, pois a fiscalização não existe, o interesse da população é mercantilizado de forma absurda, é negociado, aconchavado, em todo o Brasil de forma deprimente e explicita com ocorrência em todos os municípios e estados da Federação. E em todos os setores organizados.

E assim se passa com tudo, obras, educação, saúde, segurança publica e tudo o mais, o cidadão está à deriva como uma nau fantasma.


E o mais grave ainda é estar diante de um governo ou de governos MENTIROSOS, este e o anterior, os outros e outros, anteriores, todos inconsequentes e que desrespeitam o povo com suas mentiras deslavadas, via imprensa, publicidade, redes sociais e outros meios de comunicação.

É irritante, além de triste e desanimador, ver, a cada dia, famílias dizimadas por bárbaros e banais assassinatos, assaltos, roubos, e por estupros econômicos financeiros e físicos e também via inflação oficial e desempenho negativo da economia nacional.

Assistir a morte de cidadãos inocentes literalmente e por conta da impunidade que permeia o dia a dia de todos, observar milhares de profissionais sem emprego por conta da incapacidade do estado em se desenvolver solidamente e prosperamente. Isso é triste e desolador!

Infelizmente este é o momento em que vivemos, é a infeliz fotografia atual, um Retrato na cor cinza fachada, sombria e que temos urgentemente de re- colorir resgatar e refazer... juntos, o nosso País!


O Brasil e seu povo digno merece isso! 

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Ricardo, adorei seu texto porque - também inspirada pelo momento político atual - escrevi, essa semana, um texto bastante semelhante ao seu. Tentei enviar pra você, mas ele é longo demais. Está postado no meu Facebook. Se você quiser ler, tente me localizar no FB.

Parabéns pelo Blog. abraços,
Daisy Schmidt

Sergio Junqueira disse...

Olá Ricardo! O seu texto provocou em mim a seguinte reflexão: Quem não tem competência e conhecimento para fazer a diferença é parasita. E parasita sempre fica no comando porque os mais habilidosos permanecem ocupados com os próprios projetos de vida. E, de forma alguma, estariam à vontade no mesmo ambiente onde só florescem parasitas. Portanto, as riquezas do Brasil estão nas mãos de oportunistas. E os fornecedores que os atendem foram criados e financiados pelos dirigentes do país. É lamentável Ricardo. Mas o destino do espaço onde transita muitos porcos corruptos acaba virando um chiqueiro.

Arleide Souza disse...

Ameii!Muito bom!