Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013



NELSON MANDELA!!!
Ricardo Martins

"Tudo parece impossível, até que seja feito”  “Sou o capitão de minha alma!”
Algumas frases de Nelson Mandela!


Sou realmente um privilegiado, minha geração e as que vieram depois de mim, se bem que hoje pouca gente se importa com isso, e eu lamento realmente, enfim...

Eu vivi e tenho vivido épocas e momentos marcantes, nas décadas de 50, 60 e até os dias de hoje. Eu conheci, de perto, pois acompanhei sua trajetória, Nelson Mandela! Um homem de bem, um exemplo, um guerreiro obstinado e dedicado à paz entre os homens, um pacificador que uniu um país sanguinário, a África do Sul, um pais, separatista, racista e discriminador, e dele fez e construiu uma Nação! Um homem que jamais cultivou o ódio, o raiva, a vingança, o rancor! Lutou pela igualdade e a Paz entre todos, seus iguais! Um homem que amou a Vida, acima de tudo....

Ativista, contestador, defensor dos direitos idênticos ä todos e da justiça plena e efetiva, tanto assim o fez que recebeu o Premio Nobel da Paz e outros inúmeros reconhecimentos e homenagens..
Foi um líder que surgiu dos movimentos negros contra o apartheid e foi se transformando em uma grande referencia mundial. Viveu preso por 21 anos, condenado a prisão perpétua, foi indultado e perdoado pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, com quem depois dividiu o Premio Nobel da Paz, tempos depois! Tornou-se presidente de seu país, e com habilidade, inteligência e coração realizou uma pacificação das mais reconhecidas pelos demais países do mundo. Foi, sem duvida e, sobretudo uma pessoa de caráter, digno e humano.

Nelson Mandela foi exemplo para todos os seres humanos e certamente uma pena que tantos que o cultivam e idolatram não o copiam, não o imitem, em sua postura e atitudes. Um condutor, um guia, um gigante de grande, enorme poder de persuasão, um excelente negociador, desbravador de questões aparentemente impossíveis, um idealista, pela paz o amor à igualdade social, politica e individual. Realmente um SER ímpar e singular. Que tantos outros assim o fossem como o Mestre Mandela e tudo seria mais colorido, cheio de amor e igualdade, mundo a fora!

Seguramente os problemas do povo de Mandela não terminaram, nem cessaram as preocupações, desafios, e as dificuldades ainda permanecem, está melhor, mas, ainda enfrentam situações desiguais, contudo se seus seguidores continuarem obstinados firmes em seus propósitos e missão certamente dia a pós dia as coisas tenderão a ficar mais sossegadas e tranquilas para todos por lá. Ele, Mandela, sabia disso, dizia, mais ou menos assim:  “vencemos uma grande batalha, mas outras virão, sabemos disso e devemos estar preparados para tal...!”

Esta voz agora, aparentemente se calou, morreu Mandela, mas sua trajetória há de inspirar a muitos ainda, sua forma de pensar e ver o mundo, as pessoas, as relações, respeitando o outro, isso ficará para sempre e soará em alto e em bom som, por todos os recantos do Planeta. Isso, sua história, mostra que podemos e devemos viver bem, cuidar da natureza e dos povos, unir e estar ao lado de nosso próximo, igualmente, sem diferenças ou as respeitando e compreendendo-as. Sua morte é como o entardecer lindo de um dia de Primavera, mas, com certeza um novo dia de SOL vai vir e será quente e brilhante e cada vez melhor!

Morreu Nelson Mandela, e eu chorei por isso, mas logo me lembrei de sua luta na prisão e sua marcante vida, exemplo para mim e para milhares de pessoas, para seu povo que jamais o esquecerá, para o mundo a quem indicou um caminho possível, real, igual e feliz.

 Foi e sempre será um ícone, um ídolo, um mestre e uma referencia, mais que isso, uma pessoa realmente do bem, positiva e justa, um efetivo motivo e orgulho!

Morreu Mandela...Viva Mandela!

6 comentários:

lilisou disse...

Mandela! Morre um homem, porém, seu nome e seus ideiais continuam vivos.... Valeu a luta guerreiro, você foi bravo,você venceu.
Parabéns Ricardo, justa homenagem!

Valquiria Mauro disse...

Como será que ficará a Africa com a ausência física do homem que ganhou fama como um agente da paz? Lamentável a perda deste guerreiro! parabéns pelo seu lindo texto Ricardo Martins!

JacqueMarlowa disse...


Excelente texto, realmente o mundo fica mais pobre.
Feliz dele que agora realmente descansa...
Sempre adoráveis palavras, seja qual for o tema.
Abraços

Ainda espero ser sua amiga no Twitter

Vera Lúcia Alves Mendes Paganini disse...

Que texto magnífico! Gosto de ler você, lorde! excelente expressão de uma grande verdade! PARABÉNS, adorei o texto!

Anônimo disse...

Bom dia!Parabéns Ricardo Martins.
Parabéns pela matéria. Tais palavras só poderiam vir de uma pessoa admirável, inteligente, competente,coerente,etc. Que bom ter te conhecido. Mesmo que tenha sido só por palavras. Sou sua fã admiradora.
Falando de Nelson Mandela.Ser Humano merecedor de todas as Honras.Ah1 Se muitos tivessem um pouco DELE. Quão melhor seria esse mundo.
Mas uma vez. Sou sua grande admiradora.

Unknown disse...

"Tudo parece impossível, até que seja feito” “Sou o capitão de minha alma!”
Algumas frases de Nelson Mandela!

Parou o coraçã de um homem que luto pela iguadade , justiça e paz mundial ...
Parou o coração de Nelsom Mandela mas seu legado de vida sera repassado de geração em geração...
Parou o coração de um homem , mas suas ideias e a sua alma de pacificador esta jamais ira se calar ... Va em Paz o Home que sempre Lutou pela Paz .

Parabens Ricardo linda sua homenagem e este grande homem que Foi Nelson Mandela . Lindo texto, sou fã dos seus texto sempre bem escrito .


Abraços .