Contador de Visitas

Seguidores

sexta-feira, 26 de julho de 2013


MORTE NAS FILAS DO SUS!!!
Ricardo Martins

Infelizmente isso ainda continua ocorrendo e com frequencia nas filas do SUS. Um absurdo, na realidade, um crime, que eu considero como hediondo, e o pior, praticado pela falta de estrutura de um sistema que tem dinheiro e tem mesmo, muito dinheiro, arrecadado via impostos (este ano quase 1 trilhão de reais) e que vem direto do bolso do cidadão, do efetivo e decente trabalhador.

Temos um sistema de saúde pública que está sucateado, abandonado irresponsavelmente pelos governos que se sucedem, em geral e em todos os níveis na federação e em mãos incompetentes e sem nenhum interesse.

Escrevo hoje, quando uma mulher morreu após esperar 15 horas por atendimento e ou remoção para UTI  em um Hospital de Joinville/SC, e ontem isso aconteceu no Rio de Janeiro, e anteontem em SP, e há meses atrás de novo em Santa Catarina e assim sucessivamente, há anos acontece no Norte, Nordeste, Sul, enfim por todo o Brasil.

Quem a matou? O sistema? O governador e o prefeito? O médico? O atendente? Certamente que sim, todos juntos, mas o maior responsável? O Gestor! E daí? Morreu e pronto, não foi a mãe deles, fica por isso mesmo. A mulher morreu, e seus familiares, como ficam? Entram na justiça e pedem indenização? Que será paga com o mesmo dinheiro do contribuinte, pois o gestor assassino é público, trabalha com o dinheiro dos outros e ainda faz uma festa para seu próprio bolso. Isso está certo? Merecem é cadeia e por muitos anos.

Óbvio que estes últimos governos de Lula e Dilma e de vários, inúmeros governadores e prefeitos contribuíram e contribuem para isso, pois a saúde pública assim como toda a gestão dos serviços públicos está arrebentada, abandonada, desinteressadamente e incompetentemente administrada, pois quem está no comando são políticos e não técnicos nem especialistas em administração, tudo por conta de conchavos e compromissos políticos e de coligações, e a equipe de assessores, salvo honrosas e mínimas exceções, é também ineficiente e despreparada, espelho do “Chefe”.

Observe que em SC já há dezenas de anos, os hospitais públicos são os mesmos, pouco se se acrescentou, o mesmo acontece por todo o Brasil, as populações multiplicaram-se e a estrutura é praticamente a mesma.

E as 500 UPAS da Dilma onde estão? E os hospitais do Lula, onde estão?

Em SC mesmo nada se fez! E o mais grave ainda, por todo o país existem equipamentos, maquinários, vários de última geração, camas hospitalares, ambulancias novas que foram comprados e renderam enormes comissões a políticos, assessores e gestores, que estão parados e não utilizados, ou com pouco uso e sem nenhuma manutenção. Tão grave quanto isso, a meu ver, são funcionários, médicos, técnicos e afins completamente desinteressados, despreparados e incompetentemente ali colocados para atender as pessoas, sem nenhuma vontade, ou pior, de má vontade e sem nenhum pudor de assim agir.

Vide o programa de médicos para o interior que oferece além de despesas pagas, mais R$ 10 mil por mês, e eles não querem o emprego e vão para as ruas protestar, com suas entidades corporativas e “cabideiras de empregos” fazendo barulho e indo à justiça, também medíocre e venal.

Quando isso vai mudar? Teremos que realmente passar por uma guerra civil, matar mais inocentes ainda? Quando vai existir seriedade, dignidade e responsabilidade neste país, das classes políticas e gestores públicos em geral?


Uma vergonha! Um absurdo! Um crime! Isso tem que acabar!

Um comentário:

Valquiria Mauro disse...

É Simplesmente um absurdo o atendimento que é oferecido à nos cidadãos, pessoas que pagam devidamente seus impostos. Dizem que dinheiro não é tudo, mas quando se trata de um bom atendimento médico fico em dúvida sobre essa frase.Só mesmo Deus para nos ajudar